Apple iPhone X OnePlus 6 ASUS Huawei P20 Xiaomi Mi 7 Android Oreo Xiaomi Mi 7 Xiaomi Mi MAX 3 Snapdragon 660 Android Oreo Xiaomi Mi 7 Xiaomi Surge S2 Xiaomi Mi Max 3 Xiaomi Mi 7 Android Smartphone Xiaomi Mi 7
Lei Jun, CEO da Xiaomi, apresentando o MI MIX 2. ©reuters

Notch” a palavra do ano para o mundo da tecnologia em 2018. A “monocelha”, o recorte, o entalhe, o estorvilho no topo do ecrã do iPhone X da Apple. Característica que influenciou os ASUS ZenFone 5 e 5Z. Que poderá influenciar também os Huawei P20, Huawei P20 Pro e Huawei P20 Lite. Até mesmo o OnePlus 6 com base em tudo o tem vindo a ser sugerido e agora até o Xiaomi Mi 7.

O porquê da “notch”? Para além de ser uma forma de esticar ao máximo o ecrã, ladeando a câmara frontal e o auscultador acaba por ser uma tendência imposta pela Apple. A influência da empresa de Tim Cook no mercado de dispositivos móveis é tangível e teremos praticamente todas as fabricantes Android a seguir o seu exemplo. Além disso, se a Apple o faz é porque o público o quer. E se o público procura e deseja o look do iPhone X da Apple, isto traduz-se em volume de vendas.

Vê ainda: Google Play Store: 12 jogos para Android temporariamente grátis

A Huawei também já embarcou nesta tendência com vários dos seus smartphones a adotarem esta característica popularizada pela Apple. Veja-se o novo Huawei Nova 3e, o novo Huawei P20 Lite. Os próximos Huawei P20 ou Huawei P20 Pro. Veja-se os OPPO F7, OPPO R15 e R15 Dream Mirror Edition. Preste-se atenção aos novos Vivo X21 e até ao smartphone Vivo X9. O que é que todos eles têm em comum?

A “notch” já tomou conta do mercado dos dispositivos móveis. Até ao momento as únicas excepções são os Samsung e os Sony. Em breve teremos também o novo topo de gama da OnePlus, também ele com a notch, o flagship killer OnePlus 6. Não será o único pois também a Xiaomi trará um Xiaomi Mi 6X com a “notch” da Apple e o Xiaomi Mi 7 que também seguirá este exemplo.

Xiaomi Mi 7 seguirá o exemplo do Apple iPhone X

Perante uma crescente multidão de smartphones idênticos ao Apple iPhone X nem mesmo o Xiaomi Mi 7 escapará às tendências do mercado. Hoje, tal como avança a imprensa internacional, seria divulgada a imagem do painel frontal do Xiaomi Mi 7. Em comum com os vários Huawei, ASUS e OnePlus 6, também ele contará com um recorte, notch ou entalhe na parte superior do seu ecrã. Isto para acomodar a câmara frontal, os sensores necessários e claro, o auscultador do dispositivo. Por “notch” entenda-se a área delimitada a vermelho na imagem da esquerda.

OnePlus, Huawei e ASUS também seguirão o exemplo da Apple

Apple iPhone X OnePlus 6 ASUS Huawei P20 Xiaomi Mi 7 Android Oreo
Tal como o iPhone X da Apple, o ASUS ZenFone 5 e ASUS ZenFone 5Z. Tal como os Huawei P20 e Huawei P20 Pro e até mesmo o OnePlus 6. A monocelha veio para ficar.

A parte positiva nesta “tendência” de seguir a Apple será o maior aproveitamento de topo o ecrã e painel frontal. Algo que a Huawei, ASUS e OnePlus depressa se aperceberam. Algo que também o Xiaomi Mi 7 deverá seguir para o seu próximo topo de gama Android, pelo menos se estas imagens tiverem algum fundamento de verdade.

Apple daria o exemplo, ASUS, Huawei, OnePlus e Xiaomi seguiram-no

Mas há mais. Já no passado o portal XDA Developers analisaria o firmware (software de sistema) pertencente ao Xiaomi Mi 7. Também aí encontrariam claras referências à existência de uma notch e de um ecrã para ela preparado. Aliás, toda a interface MIUI já estará preparada para acomodar este “recorte” no topo do ecrã. Ao lado do auscultador teremos indicação da bateria, sinal de rede e algumas notificações essenciais. Este mesmo portal também já analisou um firmware da OxygenOS onde encontrou claros sinais de que também o OnePlus 6 trará “a notch”.

Ao passo que muitas marcas preferiram encolher esta notch da Apple, exemplo disso é a ASUS e a Huawei, o Xiaomi Mi 7 terá uma notch larga. Isto deixa-nos a equacionar a hipótese de termos aqui novos sensores. Algo que poderá mediar um mecanismo de reconhecimento facial 3D para o Xiaomi Mi 7. Algo mais seguro do que o Face Unlock do OnePlus 5T. Algo mais semelhante ao Face ID da Apple.

Xiaomi Mi 7 terá uma notch bem notória

Note-se que por norma o auscultador, sensor de luminosidade / sensor de proximidade e câmara frontal pouco espaço ocupam. Veja-se o ASUS ZenFone 5 e ASUS ZenFone 5Z com uma notch muito discreta. O mesmo deverá estar presente no Huawei P20 e Huawei P20 Pro da mesma forma que já está presente no Huawei P20 Lite.

Já no Xiaomi Mi 7 esta notch será bem notória, podendo albergar os sensores necessários a um novo mecanismo de desbloqueio do smartphone. O mesmo pode acontecer com o próximo topo de gama da OnePlus, o OnePlus 6.

Android Apple Huawei Xiaomi Mi 7 OnePlus 6 OPPO R15 monocelha firmware Android OnePlus 6 OxygenOS iPhone X
Esta será a “monocelha” do próximo topo de gama Android da fabricante chinesa OnePlus.

As demais características até agora avançadas para o Xiaomi Mi 7 serão impressionantes. Com um ecrã de 5.65 polegadas, formato 19:9 para acomodar a notch, será um dos smartphones mais compactos de 2018. Para quem preferir um ecrã com mais de 6 polegadas amanhã ficaremos a conhecer o Xiaomi Mi MIX 2S. O mesmo se aplica ao OnePlus 6, também ele com um ecrã de 6 ou mais polegadas.

Xiaomi Mi 7 pode chegar em junho, tal como o OnePlus 6

Acredita-se ainda que o Xiaomi Mi 7 possa utilizar um painel OLED, para além do processador Snapdragon 845 da Qualcomm. Contará ainda com uma bateria de 3400mAh e 6 ou 8GB de memória RAM com 128 ou 256GB de armazenamento interno.

Espera-se que a Xiaomi apresente este seu “rival” do Apple iPhone X, OnePlus e Huawei P20 durante o mês de abril. Já a sua chegada aos mercados deverá ter lugar no próximo mês de junho. O seu preço poderá rondar os 475 dólares.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Xiaomi Mi Mix 2S: Pequeno vídeo mostra como será o novo smartphone

OnePlus 6. Poderá este ser o próximo topo de gama Android?

Xiaomi Mi 6X pode chegar já amanhã com o Xiaomi Mi MIX 2S

Fonte | Via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).