Xiaomi Mi 7 OnePlus 6 Face ID Apple iPhone X iOS Android
O Face ID é uma das principais caracteristicas do iPhone X

Através da rede social chinesa, Weibo, a Xiaomi já confirmou que em breve realizará um novo evento de apresentação na cidade de Shenzhen, a capital tecnológica da China. Aí, acreditamos que a marca nos revele finalmente o seu novo topo de gama Android, o Xiaomi Mi 7.

Apesar de ainda não ter revelado a data do evento de apresentação, a 4ª maior fabricante na Europa e 4ª maior fabricante mundial deixa assim bem claro que em breve teremos novos produtos.

Vê ainda: Lenovo reforça o ecrã praticamente ”infinito” e sem notch

Já segundo os rumores de que aqui demos conta na 4gnews, acredita-se que a fabricante nos apresente pelo menos dois smartphones. O primeiro será o Xiaomi Mi 7 com o segundo a ser a edição especial, comemorativa dos 8 anos da empresa tecnológica.

Algo que desencadeou toda uma nova onda de rumores com algumas fontes chinesas a sugerir um Xiaomi Mi 8 e não um Xiaomi Mi 7. Para já ambas as hipóteses estão em aberto no que ao nome do dispositivo móvel diz respeito.

Vem aí o Xiaomi Mi 7 com reconhecimento facial 3D

De momento não temos a certeza se teremos apenas um smartphone Android com uma edição especial. Ou, se por outro lado serão dois equipamentos distintos. Relembro ainda que já vários rumores sugeriram um Xiaomi Mi 7 Plus que poderia ser o terceiro elemento. Este último tem sido referido já com o sensor biométrico ou leitor de impressões digitais alojado sob o ecrã. Agora, temos duas imagens (aparentemente duas capturas de tela / ecrã) na qual podemos ver toda uma panóplia de sensores. Acredita-se que sejam “as armas” necessárias para implementar o reconhecimento facial 3D no Xiaomi Mi 7.

Xiaomi Mi 7 reconhecimento facial 3D Android
O leque de sensores e câmaras que poderemos ter no próximo smartphone Android da Xiaomi.

As imagens foram partilhadas na rede social chinesa (Weibo) e mostram-nos uma parafernália de sensores. Algo muito similar ao sistema TrueDepth implementado pela Apple no seu iPhone X para mediar o Face ID (reconhecimento facial 3D).

Xiaomi Mi 7 pode ser o primeiro smartphone Android com Face ID

Apesar das semelhanças entre a solução implementada pela gigante de Cupertino e da Xiaomi, vemos algumas diferenças no tipo de sensores. Note-se que a primeira imagem é o suposto sistema da Xiaomi ao passo que a imagem abaixo representa o sistema True Depth implementado pela Apple .

Em primeiro lugar podemos ver uma versão algo modificada da interface MIUI na imagem de topo. já em segundo lugar temos diferenças no sistema de projeção de luz / iluminação de rosto para ser possível fazer um mapeamento 3D. Algo crucial para um verdadeiro “Face ID”, seguro e apto para autenticação em operações sensíveis como pagamentos.

Xiaomi Mi 7 reconhecimento facial 3D Android
Este é o sistema True Depth implementado pela Apple para mediar o reconhecimento facial 3D – Face ID.

Esta imagem foi recentemente partilhada por um leakster sediado na China, alegando fontes próximas da indústria. Claro, aqui não podemos garantir a 100% a fiabilidade desta informação.

Até agora, apenas o iPhone X tem o reconhecimento facial 3D

Ainda assim, esta fonte avança que teremos um Xiaomi Mi 7 e um Xiaomi Mi 8 (edição especial, comemorativa do 8º aniversário da tecnológica. Avança ainda que este será o primeiro smartphone Android a conseguir incorporar um sistema de reconhecimento facial 3D.

Já segundo informações anteriores, a Xiaomi está a trabalhar em parceria com pelo menos 3 empresas, a Qualcomm, Himax Technologies e a Truly Opto-electronics. Tudo isto para dotar o seu novo topo de gama de um sistema pelo menos tão bom. Pelo menos tão seguro quanto o da gigante de Cupertino.

Até à data, apenas o iPhone X consegue desbloquear-se com recurso ao reconhecimento facial 3D. Mais ainda, este sistema pode ser utilizado para autenticar pagamentos, entre outros serviços.

Para tal, o iPhone X ilumina o rosto do utilizador através de um foco de luz infra-vermelha. Em seguida vai fazer o mapeamento do rosto. Aqui aferindo o grau de correspondência entre o padrão registado e os dados fornecidos por 30.000 pontos distintos de mapeamento.

Estaremos atentos a qualquer novo desenvolvimento em torno do assunto.

Assuntos relevantes na 4gnews:

OnePlus 6 poderá ser comprado logo no dia 16 mas só na Holanda

Samsung Galaxy Watch poderá ser o início da nova era dos seus wearables

4 fotos que nos mostram o potencial fotográfico do OnePlus 6

Fonte 1, Fonte 2| Via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).