Xiaomi Mi 6X é oficial! Snapdragon 660 e 6GB de RAM por 207€

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 6 min.

Após várias semanas de fugas de informação (leaks) e vários teasers divulgados pela própria empresa chega finalmente a hora de o conhecermos. O Xiaomi Mi 6X já é oficial, baseia-se na Qualcomm.

Este é o sucessor para o Mi 5X que ficamos a conhecer no Verão de 2017, apresentando um novo hardware e nova Inteligência Artificial (IA). Esta estará ao serviço da sua câmara fotográfica, dupla e mais capaz do que nunca. Em seguida daremos a conhecer todos os seus trunfos.

Vê ainda: OnePlus 6 será apresentado no dia 16 de maio em Londres, 17 na China

A apresentação ocorreu hoje pela madrugada na China. Seria aí que o Xiaomi Mi 6X subiria ao palco pela mão do CEO, Lei Jun, da 5ª maior fabricante mundial. A tecnológica chinesa é a atual líder de mercado na Índia, o 2º maior mercado mundial e a 4ª maior fabricante na China, o maior mercado mundial de smartphones.

Equipado com o Android Oreo da Google, este Xiaomi Mi 6X é o smartphone mais económico que encontrarás nas lojas com o Snapdragon 660. Todavia, conta com vários outros trunfos que merecem toda a tua atenção.

Chegou o Xiaomi Mi 6X repleto de Inteligência Artificial

Em primeiro lugar, o design e qualidade de construção. No Xiaomi Mi 6X terás uma construção metálica com cantos arredondados (boleados). Tudo isto para lhe dar um aspecto simples, minimalista mas sólido e durável. Mais ainda, o smartphone apresenta-nos um corpo bastante elegante com apenas 7.3mm de espessura. Algo que terá obrigado a marca a remover a porta áudio jack de 3.5mm. O Xiaomi Mi 6X estará disponível em Preto (Black Stone), Rosa Dourado (Cherry Pink) e Vermelho (Red Flame). Chegará também em Azul claro (Glacier Blue) e Dourado (Quicksand Gold).

5 tons de cor para este smartphone com Android Oreo da Google

Estes são os esquemas de cor para o novo smartphone com o Android Oreo da GoogleNa traseira deste smartphone com o sistema operativo Android Oreo da Google encontramos as bandas para as antenas, em formato de "U". Traço que partilha com o seu antecessor, o Mi 5X.

Mais ainda, terás aqui o seu leitor de impressões digitais ou sensor biométrico, ao centro do smartphone. Encontrarás também uma porta de infravermelhos (IR) caso queiras, por exemplo, controlar a tua TV.

Na parte inferior do smartphone temos apenas a porta USB do Tipo C. Ladeada por dois parafusos e por duas grelhas. Com efeito, apesar de termos perdido a porta de 3.5mm para auscultadores / phones, ganhamos um segundo altifalante. Posto isto, no Xiaomi Mi 6X temos agora dois altifalantes.

'Perdemos' o jack de 3.5mm, ganhamos um segundo altifalante

A câmara é o ponto alto deste novo Xiaomi Mi 6X, com alinhamento vertical e com um flash LED a separar estes sensores. A câmara principal é composta por um sensor Sony IMX486 com um tamanho de pixéis de 1.25μm. Apresenta uma resolução de 12MP e uma abertura focal de f/1.75.

O sensor secundário é um Sony IMX376 com um tamanho de pixéis de 2.0µm e uma resolução de 20MP com uma abertura focal de f/1.75. Este segundo sensor é capaz de fazer um zoom ótico de 2X (duas vezes).

Na parte frontal do Xiaomi Mi 6X temos uma câmara com um tamanho de pixéis de 2.0µm e uma resolução de 20MP com uma abertura focal de f/1.75, sensor Sony IMX376. Conta com vários modos e Inteligência Artificial dedicada para melhorar as tuas selfies e fotografias com o smartphone.

Inteligência Artificial (IA) neste smartphone com o Android Oreo da Google

A câmara dupla deste Xiaomi Mi 6X com a plataforma Android Oreo da Google dá um grande destaque ao retrato e ao auto-retrato. Com efeito, a câmara alternará automaticamente entre o sensor de 12MP e o sensor de 20MP. Isto para aproveitar as mais valias de cada um destes sensores, sobretudo capturar mais luz em cada fotografia.

Com a Inteligência Artificial incluída neste Xiaomi Mi 6X as câmaras serão capazes de reconhecer até 206 cenários e objectos. Em seguida optimizam as definições das câmaras para capturar a melhor fotografia possível. Poderão também fazer traduções em tempo real, sendo capazes de identificar os idiomas alemão, inglês, francês, japonês, indiano e coreano.

Câmara dupla com IA e câmara de 20MP para selfies

Prestando especial atenção ao modo Retrato, estas câmaras visão otimizar a definição e detalhe das arestas, bem como a luminosidade nas fotografias. Conta também com um flash LED na sua traseira para iluminar a cena.

Para as selfies, temos no Xiaomi Mi 6X o sensor Sony IMX376 com 20MP de resolução na sua parte frontal. Conta também com um flash LED mais suave para iluminar o teu rosto, sem causar sobre-exposição da imagem.

Temos aqui vários modos otimizados para o retrato como o AI Beauty e o AI auto-temporizador para fotografia noturna. Mais ainda esta câmara frontal pode ser utilizado para desbloquear o teu smartphone com o Android Oreo da Google. Trata-se do reconhecimento facial 2D.

Performance e Especificações no Xiaomi Mi 6X

No interior do Xiaomi Mi 6X temos a plataforma Snapdragon 660 da Qualcomm. Trata-se de um "motor" de gama média-alta, extremamente capaz. Conta com um núcleos de inteligência artificial, o Artificial Intelligence Engine (AIE).

Na plataforma de testes AnTuTu, o Xiaomi Mi 6X obteve 139,697 pontos, um aumento de performance de 79% face ao Mi 5X / Mi A1. Este último utiliza a plataforma Snapdragon 625, também produzido pela Qualcomm.

Já a nível de memória e configurações o Xiaomi Mi 6X poderá ser adquirido em 3 variantes / modelos. A versão base tem 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno, é a versão mais económica. Em seguida temos a versão intermédia com 6GB de memória RAM e 64GB de armazenamento.

3 versões para o Xiaomi Mi 6X

Por último, a versão premium conta com 128GB de armazenamento interno e com 6GB de memória RAM. No seu interior temos uma bateria com 3010mAh de capacidade, capaz de carregar 50% da carga em 30 minutos. Está dotada de carregamento rápido Quick Charge 3.0 18W da Qualcomm.

O seu sistema operativo é o Android Oreo 8.1 da Google. Conta ainda com a interface própria da Xiaomi, a MIUI 9.5 com suporte para gestos de navegação. Conta ainda com a assistente por voz da marca, a Mi MIX 2S, o novo topo de gama.

Preços e Disponibilidade

Este smartphone equipado com o Snapdragon 660 estará disponível nas 3 versões acima descritas. A versão base (4GB+64GB) custa o equivalente a 253 dólares ou 207 euros.

A versão intermédia (6GB+64GB) custa o equivalente a 285 dólares ou 233 euros para este novo smartphone da tecnológica chinesa.

Por último, a versão de topo / premium (6GB+128GB) custa o equivalente a 316 dólares ou 259 euros. Relembro que estes são os preços para o mercado chinês, estando susceptíveis a alterações caso o produto chegue à Europa.

Espera-se que este Xiaomi Mi 6X sirva de base para o Xiaomi Mi A2, este último chegará à Europa com a plataforma Android One, da Google.

Assuntos relevantes na 4gnews:

d

na Índia- 1º trimestre

é a que mais vende e a Apple quem mais lucra

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.