Dois dos smartphones topo de gama da tecnológica chinesa lançados em 2016, os Xiaomi Mi 5s Plus e Mi 5S receberão a nova versão de sistema no fim do Verão. Com efeito, tendo sido lançados com a versão Android ItHome, vindo assim apaziguar os ânimos dos utilizadores. Ambos os terminais, apesar de já não serem recentes, continuam a ser topos de gama e, como tal, os seus utilizadores exigem um suporte alargado com atualizações de sistema.

Vê ainda: Microsoft poderá lançar o concorrente ao iPad ainda esta semana?

As queixas e a consternação fez-se sentir no perfil de Lei Jun (CEO da Xiaomi) na rede social Weibo. Queixando-se sobretudo da falta de atenção dedicada a ambos os topos de gama - Xiaomi Mi 5S Plus e Mi 5S.

Entretanto a própria empresa viria a público explicar o porquê de tal atraso, bem como todos os motivos subjacentes. Mais concretamente, a fabricante Android alega questões técnicas alusivas à câmara dupla do smartphone Xiaomi Mi 5S Plus.

Android Oreo chegará ao Xiaomi Mi 5s Plus e Mi 5s em outubro

Pelo lado positivo a fabricante chinesa afirma que está a trabalhar em estreita cooperação com a Qualcomm para contornar o problema. A tecnológica norte-americana é a responsável pela produção e consequentemente manutenção do SoC (system on chip). Como tal, é necessário que forneça o software (drivers), entre outros ficheiros necessários à atualização dos componentes de ambos os smartphones.

Podemos ainda salientar a preocupação demonstrada com o leitor de impressões digitais ultra sónico do Xiaomi Mi 5s. Até ao momento a tecnológica chinesa e Qualcomm ainda não encontraram uma solução para um bug registado. Todavia, estão confiantes de que tal não tardará.

Já para os utilizadores do Xiaomi Mi 5S Plus e Mi 5S, a própria marca afirma que até outubro a atualização estará pronta. Será a partir daí que começará a ser distribuído um novo firmware baseado na versão de sistema Android Oreo da Google.

Assim que tal suceder serão os primeiros a saber. Até lá, ficaremos atentos a qualquer novo desenvolvimento.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Mi A2 deverá chegar ainda este mês às lojas

One

POCOPHONE poderá ser o próximo smartphone da marca

via