Xiaomi Mi 5S e 5S Plus com Android 7.1? Só através do LineageOS

Eduardo Silva
Eduardo Silva
Tempo de leitura: 2 min.

Ambos Xiaomi Mi 5S e 5S Plus foram lançados pela gigante chinesa em setembro de 2016. Tendo como função ser uma atualização do Xiaomi Mi 5 para o final do ano, ambos os terminais prometiam pela sua qualidade. Mesmo com a concorrência do Xiaomi Mi Note 2, o Mi 5S Plus acabou por se revelar um terminal bem interessante. Hoje, no entanto, talvez apenas o LineageOS os salve.

Apesar de serem smartphones relativamente recentes, há um problema cujos seus utilizadores não deverão ver com agrado. Apesar de terem sido atualizados para a MIUI 8.2, estes terminais estão ainda "presos" a uma versão do seu sistema operativo que poderá envergonhar qualquer smartphone topo de gama lançado nos últimos meses do ano passado.

Ver ainda: Shop ROM: Quais os perigos e porque não deves ter uma!

Isto porque a Xiaomi pôs de parte a atualização do sistema operativo destes terminais de tão boa qualidade. Ao momento em que é escrito este artigo, ambos Xiaomi Mi 5S e 5S Plus correm ainda o Android 6.0.1 Marshmallow, não havendo qualquer sinal de uma atualização para o Android 7.0 Nougat.

Aqui entra o LineageOS. A fénix renascida das cinzas da Cyanogen lançou o LineageOS 14.1, que trará consigo a mais recente versão Android 7.1 Nougat aos terminais acima mencionados.

O LineageOS traz o tão aguardado Android Nougat para o Xiaomi Mi 5S

Para aqueles que não acompanham esta comunidade, o LineageOS 14.1 foi já lançado para o Mi 5S Plus em Maio, mas graças ao membro da XDA Developers LuK1337, estará também disponivel para o Xiaomi Mi 5S. Várias das funções deste terminal estão confirmadas como funcionando, entre eles os vários sensores, GPS, áudio, Wi-Fi, Bluetooth, reprodução de vídeo e câmaras.

Para instalar o LineageOS 4.1 terás, primeiramente, de desbloquear o bootloader. Para tal, poderás recorrer à ajuda do fórum oficial da MIUI. Podes descarregar a versão do LineageOS a partir deste link. Por fim, a 4gnews não se responsabiliza por qualquer erro na instalação deste sistema, pelo que fica à responsabilidade do utilizador qualquer falha.

Outros temas relevantes:

Bluboo compara o seu Bluboo S1 ao Samsung Galaxy S8

Android O fará a sua estreia no Google Pixel. E já se sabe quando…

Motorola: Todas as cores e características da família Moto E4 e Moto E4 Plus