Xiaomi Mi 5S e 5S Plus com Android 7.1? Só através do LineageOS

Eduardo Silva
Xiaomi Mi 5S tem direito agora acesso ao LineageOS 14.1
Xiaomi Mi 5S tem direito agora acesso ao LineageOS 14.1

Ambos Xiaomi Mi 5S e 5S Plus foram lançados pela gigante chinesa em setembro de 2016. Tendo como função ser uma atualização do Xiaomi Mi 5 para o final do ano, ambos os terminais prometiam pela sua qualidade. Mesmo com a concorrência do Xiaomi Mi Note 2, o Mi 5S Plus acabou por se revelar um terminal bem interessante. Hoje, no entanto, talvez apenas o LineageOS os salve.

Apesar de serem smartphones relativamente recentes, há um problema cujos seus utilizadores não deverão ver com agrado. Apesar de terem sido atualizados para a MIUI 8.2, estes terminais estão ainda "presos" a uma versão do seu sistema operativo que poderá envergonhar qualquer smartphone topo de gama lançado nos últimos meses do ano passado.

Ver ainda: Shop ROM: Quais os perigos e porque não deves ter uma!

Isto porque a Xiaomi pôs de parte a atualização do sistema operativo destes terminais de tão boa qualidade. Ao momento em que é escrito este artigo, ambos Xiaomi Mi 5S e 5S Plus correm ainda o Android 6.0.1 Marshmallow, não havendo qualquer sinal de uma atualização para o Android 7.0 Nougat.

Aqui entra o LineageOS. A fénix renascida das cinzas da Cyanogen lançou o LineageOS 14.1, que trará consigo a mais recente versão Android 7.1 Nougat aos terminais acima mencionados.

O LineageOS traz o tão aguardado Android Nougat para o Xiaomi Mi 5S

Para aqueles que não acompanham esta comunidade, o LineageOS 14.1 foi já lançado para o Mi 5S Plus em Maio, mas graças ao membro da XDA Developers LuK1337, estará também disponivel para o Xiaomi Mi 5S. Várias das funções deste terminal estão confirmadas como funcionando, entre eles os vários sensores, GPS, áudio, Wi-Fi, Bluetooth, reprodução de vídeo e câmaras.

Para instalar o LineageOS 4.1 terás, primeiramente, de desbloquear o bootloader. Para tal, poderás recorrer à ajuda do fórum oficial da MIUI. Podes descarregar a versão do LineageOS a partir deste link. Por fim, a 4gnews não se responsabiliza por qualquer erro na instalação deste sistema, pelo que fica à responsabilidade do utilizador qualquer falha.

Outros temas relevantes:

Bluboo compara o seu Bluboo S1 ao Samsung Galaxy S8

Android O fará a sua estreia no Google Pixel. E já se sabe quando…

Motorola: Todas as cores e características da família Moto E4 e Moto E4 Plus