Xiaomi Mi 5 é o mais recente Android a receber o Face Unlock

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O Xiaomi Mi 5 foi o topo de gama Android que a empresa nos desvendou em 2016. Este seria um dos equipamentos mais esperados pela sua comunidade, tendo demorado cerca de dois anos a ser apresentado. Agora, dois anos depois de ter chegado ao mercado é tempo de receber o Face Unlock.

Com a redução das margens dos ecrãs nos smartphone novas formas estão a ser exploradas para a autenticação biométrica. A realocação do sensor de impressões digitais tem aberto portas à adoção do desbloqueio por reconhecimento facial.

Vê ainda: Nokia N9: HMD Global pode ressuscitar mais um ícone da Nokia

As abordagens a esta tecnologia são várias. Uma mais seguras do que outras, é certo, mas depois da introdução do Face ID pela Apple, esta tecnologia tem-se espalhado pelo mercado.

Android: Xiaomi Mi 5 recebe o Face Unlock

No caso da Xiaomi esta tem usado uma tecnologia à qual chama de Face Unlock. O seu propósito é autenticar o utilizador através da sua cara. Para tal, faz uso da câmara frontal do equipamento. Um método que não será certamente o mais seguro do mercado.

Depois de vários dos seus equipamentos Android terem acesso a esta tecnologia, é tempo de o Xiaomi Mi 5 receber também o Face Unlock. Esta tecnologia chega ao topo de gama com a beta da última MIUI 9 8.4.25.

Contudo, importa realçar aos utilizadores deste equipamento que não basta instalar esta atualização para fazer uso do Face Unlock. Será necessário ativá-lo manualmente nas definições do smartphone.

Para tal, deves dirigir-te a Definições - Ecrã de bloqueio - Password e impressão digital - Adicionar dados de rosto. Uma vez dentro deste menu basta que sigas todos os passos requeridos para a sua configuração.

Depois de concluídos estes passos, a funcionalidade ainda não estará totalmente operacional. Será ainda necessário dirigires-te a Definições - Ecrã de bloqueio - Password e impressão digital - Gestão de dados de rosto e ativar a opção "Permitir notificação de reconhecimento de rosto quando o ecrã está ativo".

De forma a gerir melhor a autonomia do equipamento, o Face Unlock vem pré-definido para funcionar durante 5 segundos. Isto significa que se no final desse tempo o smartphone não te conseguir autenticar terás de desligar e ligar novamente o ecrã para uma nova tentativa.

Com a implementação desta funcionalidade na fase beta da MIUI 9 8.4.25, é expectável que a mesma chegue posteriormente na sua versão final. Este primeiro passo servirá para testar a fiabilidade e desempenho do Face Unlock junto dos utilizadores.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Alcatel exige 5 estrelas na Play Store para desbloquear funções das Apps

OnePlus 6 é agora retratado em Branco com detalhes em Dourado

Apple iPhone SE 2: Vídeo revela alegado equipamento com traseira em vidro

Via

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.