Ao efetuar uma compra através dos links deste artigo, o 4gnews pode ganhar uma comissão. Conheça o nosso processo de seleção de produtos.

Xiaomi Mi 12: smartphone chega em dezembro com estas boas novidades

Rui Bacelar
Comentar

O anúncio oficial da gama Xiaomi Mi 12 ainda está a largos meses de distância, mas tem sido apontado para o mês de dezembro, tal como na geração atual - os Mi 11. A propósito, recordamos que a gama Mi 11 foi anunciada oficialmente a 28 de dezembro de 2020.

Entretanto, são já diversos os rumores e fugas de informação a dar conta do nome de código "2112123AC" para o suposto Xiaomi Mi 12 e, apesar da precocidade das informações, entre as diversas fontes conta-se o responsável pelo perfil Digital Chat Station, na rede social chinesa Weibo.

O Xiaomi Mi 12 chega em dezembro de 2021

Xiaomi Mi 11
O atual Xiaomi Mi 11 foi apresentado a 28 de dezembro de 2020.

Segundo os leakers, teremos o mais recente processador da Qualcomm, ainda por apresentar. Em causa está o Snapdragon 895 com litografia de 4 nm que deverá ser apresentado em meados de dezembro próximo durante o evento anual da Qualcomm no Havai.

A presença do novo processador da Qualcomm não comporta nenhuma surpresa para os mais atentos às lides da tecnologia. No entanto, esta é uma das poucas "certezas" que podemos avançar em tão precoce fase do calendário. Não obstante, este será um dos seus maiores trunfos, o chipset com a nova litografia de 4 nm face à atual de 5 nm.

A isto somar-se-á um ecrã com tecnologia LTPO para uma taxa de atualização adaptável que permitirá, também, poupar energia e aumentar a autonomia de bateria. Note-se que a taxa de atualização adaptar-se-á ao tipo de conteúdo apresentado no ecrã.

Melhor ecrã, melhor processador, mais autonomia e carga (mais) rápida

Xiaomi Mi 11 5G
O Xiaomi Mi 11 5G está disponível em promoção desde 659 € na Amazon.ES

O Xiaomi Mi 12 terá também um novo padrão de carregamento rápido (por cabo) até 120 W de potência. A isto soma-se também a possibilidade de carregamento sem-fios até 100 W (wireless).

Para tirar partido de tal, a Xiaomi também deve apresentar novos carregadores rápidos com e sem-fios. Para o consumir, na caixa do smartphone estará um carregador rápido, ainda que a sua potência seja para já uma incógnita.

Outro dos trunfos do Xiaomi Mi 12 será a sua câmara fotográfica. Tal como temos vindo a noticiar, a Xiaomi prepara um novo sensor de imagem de 200 MP. Este novo sensor terá uma polegada (1''), marcando uma nova etapa para a fotografia com smartphone.

Note-se ainda que o sensor de 200 MP agregará a informação de 16 pixeis adjacentes (pixel binning). O intuito de tamanha contagem de pixeis passará pela melhoria do desempenho em baixas condições de luminosidade com esta implementação.

A Xiaomi quer ser a primeira a usar o Snapdragon 895

Este foi o motivo pelo qual a Xiaomi apresentou precocemente o Mi 11 em dezembro de 2020. Fê-lo para poder mostrar aos consumidores que fora a primeira fabricante a empregar o então novo Snapdragon 888 num smartphone para o grande público.

Agora, em 2021, repetem-se os rumores. A Xiaomi quererá mostrar-se como a primeira a usar o Snapdragon 895 (nome ainda não confirmado). Para tal, deverá repetir a apresentação precoce, ainda em 2021, do smartphone topo de gama para 2022.

Esta é a informação veiculada pelo leaker IceUniverse, com bom histórico de fiabilidade. A Xiaomi estará a trabalhar junto da Qualcomm para reforçar também a parceria existente entre ambas as empresas. Trabalho que desenvolvem no sentido de otimizar a prestação do novo processador para o próximo smartphone Android topo de gama da fabricante chinesa.

Aliás, surgiram rumores que apontam uma apresentação do novo Snapdragon no início de dezembro, fruto desta "pressão". Note-se que até ao momento os novos Snapdragon têm sido anunciados entre meados e fins de dezembro. Este ano, contudo, poderemos ter uma apresentação (ainda) mais precoce do novo chip.

Em síntese, é improvável que a Qualcomm abdique do seu certame tecnológico nas ilhas paradisíacas do Havai. No entanto, podemos ver a Xiaomi a apressar ainda mais a apresentação do seu próximo Mi 12 para se manter à frente das rivais.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.