Xiaomi Mi 12 e Mi MIX 5 vão usar esta caraterística dos novos Xiaomi 11T Pro

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Setembro trouxe-nos a nova gama Apple iPhone 13 e Xiaomi 11T na última terça (14) e quarta-feira (15), respetivamente. Isto significa que, para a segunda maior fabricante mundial de smartphones Android, as atenções repousam já nos próximos Xiaomi Mi 12.

A par dos Mi 12 a tecnológica chinesa estará também a trabalhar nos Mi MIX 5, aprimorando não só a câmara fotográfica embutida no ecrã AMOLED, mas também outros aspetos do telefone. Entre estes, destacamos agora a velocidade e potência de carregamento.

Os Xiaomi Mi 12 e Mi MIX 5 devem trazer carregamento a 120 W

A próxima geração de smartphones topo de gama da fabricante liderada por Lei Jun pode chegar no fim de novembro com o flagship Xiaomi Mi 12, ou em finais de dezembro, tal como em 2020. De antemão, sabemos que utilizará o próximo processador topo de gama da Qualcomm, a saber, o Snapdragon 8989 ainda não apresentado pela tecnológica norte-americana.

Hoje (17), o famoso leaker Digital Chat Station trouxe-nos mais detalhes sobre os Xiaomi Mi 12. Através do seu perfil na rede social chinesa Weibo ficamos a saber que também este flagship terá carregamento a 120 W. Ademais, o mesmo se deve aplicar ao phablet Xiaomi Mi MIX 5.

Segundo esta fonte a Xiaomi continua a testar e otimizar esta tecnologia, testando o seu impacto a longo prazo. Não obstante, a sua presença na próxima geração de smartphones era provável. Agora, torna-se uma quase certeza para os Mi 12 e MIX 5.

Tempo de carga do Xiaomi Mi 12 pode estabelecer novo recorde

Além deste poderoso padrão de carga, o Mi 12 deve surpreender com as novas soluções de câmara fotográfica. Este é o entendimento do leaker, a fonte em questão, que lhe aponta várias melhorias para a captação de imagem e vídeo.

Ao que tudo indica, o smartphone usará um sensor de 50 MP para a câmara ultra-grande angular de nova geração. Por outro lado, a câmara principal deve empregar o próximo sensor de 200 MP a ser fabricado e otimizado pela sul-coreana Samsung.

Recordamos que atualmente no mercado só existe um sensor de imagem para dispositivos móveis com 200 MP de resolução. Mais concretamente, trata-se do ISOCELL HP1 que opera um pixel binning de 16 em 1. Isto é, agrega a informação de 16 píxeis adjacentes num só.

Em síntese, contamos assim com o carregamento a 120 W e novas câmaras para o Mi 12. Já para o Mi MIX 5, além da referência do carregamento a 120 W não temos ainda informações concretas sobre o dispositivo.

O Xiaomi 11T Pro destaca-se pelo carregamento a 120 W

Os novos smartphones destacam-se sobretudo pela tecnologia Xiaomi HyperCharge. Este padrão consegue carregar totalmente uma bateria com 5 000 mAh de carga em apenas 17 minutos (0-100%). Para um smartphone de gama média / alta é um trunfo inegável, muito raro ainda nos demais smartphones disponíveis no mercado.

Segundo a Xiaomi, esta potência e velocidade de carga é conseguida através de um desdobramento da bateria. Isto é, temos duas "bombas" a carregar a bateria em simultâneo, sendo a sua estrutura dividida. De igual modo, estas baterias de iões de lítio usam também o grafeno para agilizar a carga e garantir a integridade das mesmas.

Aliás, para tranquilizar os utilizadores, a Xiaomi apresenta orgulhosamente a certificação TÜV Rheinland Safe Fast-Charge System Certification nos novos Xiaomi 11T. Ademais, apontam 34 verificações e mecanismos de segurança para o carregamento e a bateria, além de uma degradação mínima da sua capacidade de garca. Mais concretamente, 20% em 800 ciclos de carga (~2 anos).

Editores 4gnews recomendam:

  • MIUI 12.5 Enhanced Edition chega em outubro a estes smartphones Xiaomi Redmi Note
  • iPhone 13: estes são os países onde é mais caro e mais barato comprar os telefones Apple
  • MIUI 13: revelada a aparência da nova interface para os smartphones Xiaomi
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.