Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi Mi 11 Lite NE: eis o próximo smartphone que ninguém pediu!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A Xiaomi é uma das maiores fabricantes mundiais de smartphones com um impressionante portefólio de dispositivos no mercado, mas para 2021 ainda teremos uma nova versão do smartphone mais barato da linha Mi 11, o Xiaomi Mi 11 Lite. Em breve na versão NE (new edition).

Esta que é a segunda maior fabricante mundial de smartphones, atrás apenas da Samsung no palco global, e já à frente desta na Europa, pauta-se por uma estratégia agressiva. São muitos modelos, muitos telefones, todos com boa relação preço / qualidade.

Vem aí um novo smartphone Xiaomi Mi 11 Lite NE

A fórmula de sucesso assente em magras margens de lucro e grandes volumes de vendas tem surtido frutos para a fabricante de Lei Jun. Desse modo, muito em breve poderemos ter mais um telefone Xiaomi, o Mi 11 Lite NE, descoberto pelo programador "kacskrz".

O dispositivo tem o nome de código Lisa e aparenta ser um novo smartphone Android de gama média. Tal como o nome indica - Xiaomi Mi 11 Lite NE - será a nova edição do smartphone acessível da gama Mi 11 e já sabemos algumas das suas caraterísticas.

De acordo com o programador em questão - kacskrz - o Xiaomi Mi 11 Lite NE utilizará o processador Snapdragon 778G da Qualcomm. Este chip é construído de acordo com a litografia a 6 nm da TSMC e já integra um total de três processadores de sinal de imagem (ISP) a 14-bit.

Mais concretamente, esta configuração dota-o de suporte para processamento triplo em paralelo, ou concorrente, além de poder suportar uma só câmara até 192 MP. Mais ainda, pode suportar até duas câmaras com resolução máxima de 36 MP e 22 MP em simultâneo, bem como até três câmaras de 22 MP simultaneamente.

O seu coração será o processador Snapdragon 778G

O processador em questão - Snapdragon 778G- também integra a gráfica Adreno 624L GPU. É capaz de aumentar o processamento de imagem (renderização) em 40%. Este chip gráfico também suporta a plataforma Elite Gaming e as respetivas funcionalidades como a apresentação variável da resolução (VRS), bem como o modo Game Quick Touch.

Em síntese, o processador Snapdragon 778G coloca-se ligeiramente abaixo do Snapdragon 780G que alimenta o Xiaomi Mi 11 Youth Edition. Portanto, o Xiaomi Mi 11 Lite NE será uma versão ainda mais acessível e possivelmente específica para alguns mercados.

Ainda de acordo com a fonte, a publicação MyDrivers, é dada como certa a sua disponibilidade na Índia. Todavia, para as demais regiões como a China, Europa e demais mercados ainda não existem informações. É, contudo, provável que a fabricante alargue a disponibilidade deste próximo smartphone, algo que ficaremos a saber na devida altura.

O próximo smartphone Xiaomi também deve adotar uma nova tecnologia de carregamento rápido da marca, o padrão Xiaomi Hyper Charge.

Especificações principais do Xiaomi Mi 11 Lite

  • Ecrã: 6,55 polegadas AMOLED plano
  • Resolução: 2400 x 1080 pixeis Full-HD+
  • Taxa de atualização: 90 Hz; taxa de registo ao toque de 360Hz
  • Brilho máximo: 800 nits; HDR10, 402 ppp
  • Vidro Corning Gorilla Glass 5 (4G)
  • Câmara principal: 64 MP (wide) + 8 MP (ultrawide) + 5 MP (macro)
  • Câmara frontal: 16 MP
  • Processador: Snapdragon 732G a 8 nm
  • Memória RAM LPDDR5: 6 GB / 8 GB
  • Armazenamento: 64 GB, 128 GB ou 256 GB
  • Bateria: 4250 mAh com carregamento rápido de 33 W
  • Dimensões: 160,5 x 75,7 x 6,8 mm (altura x largura x espessura)
  • Peso: 157 / 159 gramas
  • Wi-Fi 6, Bluetooth 5.1 / Bluetooth 5.2, NFC
  • Altifalantes estéreo
  • Preço: desde 285,99 € na Amazon.ES

Recordamos, por fim, que em Portugal é possível adquirir as duas variantes do smartphone Xiaomi Mi 11 Lite. Seja a versão base (mais barata), bem como a versão 5G (mais cara) equipada com um processador mais poderoso, o Snapdragon 780G.

Sintetizando, avizinha-se um novo smartphone Xiaomi que pode ajudar a marca a firmar-se em alguns mercados. Por outro lado, pode também diluir o nome e prestígio da gama Mi 11, ou mesmo confundir os consumidores, algo que só o tempo e os testes dirão.

Editores 4gnews recomendam:

  • Samsung 'confirma' preços baixos para os Galaxy Z Fold 3, Flip 3 e Watch 4 na Europa
  • Xiaomi: CEO confirma lançamento dos produtos mais esperados em agosto
  • Xiaomi lidera pela primeira vez o mercado de smartphones na Europa
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.