A versão mais poderosa do melhor telemóveis Xiaomi, o Mi 10 Ultra, pode agora ser visto em vídeo a controlar remotamente um carro de corrida real. Graças às capacidades 5G do smartphone, podemos ver o quão impactante é esta nova tecnologia de redes.
Infelizmente o Xiaomi Mi 10 Ultra não será lançado no mercado global, pelo menos para já, apesar de ser um dos melhores smartphones do mundo. Aqui, vemos a ligação 5G em ação e, mais concretamente, a aparente ausência de lag.
Vídeo oficial da Xiaomi mostra as capacidades do Mi 10 UIltra
O vídeo da Xiaomi foi originalmente publicado na rede social chinesa, Weibo. Entretanto, foi carregado para a plataforma YouTube para permitir a sua distribuição fora da China. Os resultados, na forma do vídeo produzido pela marca, impressionam.
Vemos o carro desportivo a ser controlado remotamente, a mais de 3000 quilómetros, a partir do novo telemóvel Xiaomi. O vídeo começa com a infraestrutura de controlo e antes a serem colocadas no veículo desportivo para garantir a conexão.
Em seguida passamos para a pista, para um carro sem condutor atrás do volante, mas sim na cadeira, a uma distância também indicada. O "condutor" poderia estar a jogar alguma simulação de corrida, mas, aparentemente, está a conduzir o carro.
O atraso de resposta é de 1 ms
Também apelidado de Xiaomi Mi 10 Supreme Edition, esta edição do telemóvel mostra-nos as capacidades do novo padrão de redes 5G em que o atraso de resposta, ou lag anunciado é de apenas 1 ms.
Vale frisar que para o vídeo foi utilizada uma rede 5G SA (stand alone) de baixa latência, em que o controlador do carro real estaria a vários milhares de quilómetros de distância.
O vídeo é, em síntese, uma jogada de marketing, mas, de qualquer modo, mostra-nos uma possível, ainda que exacerbada, aplicação para as novas velocidades de comunicação. O futuro, também graças à Xiaomi, passará pelas redes 5G.
Editores 4gnews recomendam:
- Os 10 melhores telemóveis chineses a ter em atenção em 2020
- Xiaomi mostra o seu laboratório com 1800 smartphones em teste
- Xiaomi Mi MIX 4 deve chegar com a característica mais desejada