Globalmente a Xiaomi figura no quarto lugar de marcas que mais vendem smartphones. No entanto, a empresa chinesa é líder no segundo maior mercado do mundo – a Índia. Mas essa liderança está cada vez mais ameaçada.
Segundo vários analistas de mercado do país, a marca pode perder a posição de liderança já em 2020. Seria de esperar que esta pudesse ser perdida para a Samsung ou para a Apple, mas a grande ameaça pode estar no grupo BBK.
Marcas como a Realme são a grande ameaça para a Xiaomi
Caso não saibas, o grupo BBK detém marcas como a Vivo, a Oppo, a OnePlus ou mesmo a jovem Realme. Esta última foi mesmo a marca que mais cresceu no país no decorrer do último ano.
Tal como é notado, nos primeiros três semestres de 2019 a Xiaomi perdeu cerca de 3% de quota de mercado no país. A marca passou de 30.6% para 27.1%. Em sentido inverso, as marcas do grupo BBK continuam a crescer.
De um lado, a Xiaomi enfrenta a Realme que oferece soluções competitivas no mercado intermediário e premium. Já a Vivo e a Oppo competem no segmento premium. É notado pelos analistas que para manter a sua liderança, a Xiaomi “precisa de ir além da sua imagem de marca e também consolidar o seu domínio offline”.
Embora o mercado indiano seja bastante específico, tem a sua importância por ser o segundo maior do mundo e ver uma grande aposta de dispositivos com um bom custo-benefício. O florescer de marcas como a Realme neste mercado pode facilmente ameaçar a Xiaomi, e ter repercussões a nível global.
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