
A Xiaomi continua a apostar em gadgets fora da caixa que visam solucionar problemas comuns do dia a dia. Desta vez, a gigante chinesa lançou o Water Guard 2, um detetor de fugas de água avançado.
Numa altura em que o Inverno não está assim tão longe e que muitas casas portugueses sofrem com infiltrações, este dispositivo apresenta-se como uma excelente forma de tentar perceber inicialmente onde está o problema.
O Water Guard 2 utiliza um mecanismo de sonda dupla de alta precisão que permite identificar fugas em diferentes cenários.
Na base, as sondas inferiores são capazes de fazer 'disparar' – com um sinal sonoro e luz – um alarme de inundação com apenas 0,5 mm de água, reagindo antes que a situação piore.
Já as sondas superiores ativam um alarme de salpicos caso sejam atingidas por pingos ou pequenas quantidades de líquido, ideal para cozinhas, casas de banho ou caves.
A integração com Xiaomi Home
O melhor de tudo é que mesmo que não estejas em casa, vais ser alertado imediatamente sobre tudo o que se passa graças ao emparelhamento com o Xiaomi Home.
Além disso, se tiveres outros equipamentos inteligentes em tua casa, como por exemplo válvulas automáticas, consegues interromper o fornecimento de água assim que é identificada uma fuga ou ativar uma bomba de drenagem.
No que toca às especificações do Water Guard 2 chega com uma bateria tipo botão CR2450, que dura três anos. Além disso, como não podia deixar de ser, tem certificação IP67, o que o torna resistente à água e ao pó. O Xiaomi Water Guard 2 já está disponível na China com um apetecível preço de cerca de 8 euros.
Ainda não se sabe se irá ser lançado a nível global, mas o AliExpress tem outros modelos disponível por valores muito semelhantes (alguns até mais baratos).