Menos de um mês depois de ter lançado uma poderosa e muito necessária estação de carregamento de 140W no mercado chinês, a Xiaomi acaba de lançar (também no país asiático) um novo produto da linha Mijia, o Little Magic Cube 45W GaN Charger, perfeito quem utiliza vários dispositivos em simultâneo. O custo? O equivalente a 8 euros.
A proposta da Xiaomi passa por oferecer uma solução verdadeiramente portátil (apenas 64 gramas), ideal para transportar na bolsa ou mochila juntamente com dispositivos como o Xiaomi Pad ou a Xiaomi Band, sem ocupar espaço desnecessário.
Este carregador é também um exemplo claro da evolução da tecnologia GaN, que permite criar equipamento menores e mais leves, com velocidades de carregamento superiores e que são capazes de carregar vários equipamentos em simultâneo.
Um dos detalhes práticos que fazem a diferença são os pinos dobráveis, uma solução que evita riscos noutros equipamentos quando tudo é transportado junto. O carregador conta com uma única porta USB C, uma escolha que privilegia o carregamento rápido e estável, em detrimento da multiplicação de portas.
Compatível não só com equipamentos Xiaomi
Embora tenha sido desenvolvido para tirar o máximo partido do ecossistema Xiaomi HyperOS, com suporte para carregamento rápido Surge Charge, este carregador revela-se bastante versátil. É compatível com normas amplamente utilizadas no mercado, como Power Delivery, SCP, FCP e AFP.
Na prática, isto significa que pode ser utilizado para carregar dispositivos de outras marcas, incluindo iPhone, Samsung Galaxy e até ultrabooks.
No interior, os chips de segurança suportam voltagens internacionais, tornando este modelo particularmente interessante para quem viaja com frequência.
Em relação à disponibilidade no mercado global (e em particular no mercado português) não há informações oficiais. Ainda assim, até porque a Xiaomi está cada vez mais a lançar a linha Mijia em Portugal, é bem possível que nos próximos meses venha cá parar. No entanto, mesmo que tal não se verifique, é uma questão de dias ou semanas até surgir no AliExpress.
