Recentemente, a Xiaomi adicionou novos frigoríficos à sua linha de Smart Home, que conjugam a tecnologia de ponta com recursos inteligentes. Foram lançados 2 modelos novos, na China, através da submarca Mijia.
Cada um dos frigoríficos apresenta 3 portas, sendo que, aqui, a diferença é a sua capacidade: um tem 216 litros, o outro tem 256 litros. Cada um deles apresenta controlos precisos de temperatura e um consumo de energia bastante baixo.
O que sabemos sobre a versão de 216 litros?
Começando pela versão mais pequena, o frigorífico da Xiaomi de 216 litros encontra-se à venda por pouco mais de 100 euros, na China. Nesta fase, ainda não sabemos se ambas as versões irão ser, eventualmente, postas à venda no mercado global.
De acordo com a Xiaomi Time, este frigorífico apresenta um compartimento refrigerador (129 litros), uma porta para microcongelamento (30 litros) e um congelador (57 litros). Um dos aspetos em destaque é o funcionamento silencioso do frigorífico, que nunca passa dos 36 dB.

É possível ainda personalizar a temperatura que esperas ver no frigorífico. Esta pode ir desde os 2ºC aos 8ºC. Apesar de ter recursos interessantes, como seria de prever, a versão de 256 litros é mais evoluída em termos tecnológicos.
A versão de 256 litros: com eliminação de odores, sistema de distribuição de ar e não só
A versão mais avançada dos novos frigoríficos da Xiaomi custa aproximadamente 185 euros. Segundo a mesma fonte de informação, “conta com controlo de temperatura independente de três zonas de alta qualidade”.
Tem um compartimento de 136 litros para frigorífico, outro de 85 litros para congelador e uma de temperatura variável de 35 litros, que pode oscilar entre -20ºC e 5ºC. Nesta versão, o que salta mais à vista são os recursos avançados de tecnologia.
Desde já, conta com um sistema automático de eliminação de odores, com taxa antibacteriana de 99,99%. Tem ainda um sistema de distribuição de ar 360º que permite uma rápida e uniforme distribuição de ar.
Importa ainda salientar o compressor e ventilador de frequência variável, que promovem uma alta eficiência de energia. É possível ainda regular as funções do frigorífico da Xiaomi, através de um ecrã LED e da própria app da marca.
Nunca é demais reforçar que ainda não há nada que confirme uma possível chegada a Portugal.