Xiaomi já tem planos para o próximo ano

Mónica Marques
Comentar

Depois da revelação da série Xiaomi 12 e da MIUI 13, surgem notícias sobre a estratégia da marca chinesa para o próximo ano.

Ao que tudo indica, a Xiaomi quer apostar apostar mais em modelos compacto e até tem em desenvolvimento um smartphone dobrável, com formato em concha, que se caracteriza por ser...compacto, claro.

Mais smartphones compactos da Xiaomi no segmento de gama média

Xiaomi 12
A marca chinesa apresentou a sua nova série premium Xiaomi 12 que se caracteriza pelo seu tamanho compacto

Até agora, tendencialmente os smartphones da Xiaomi exibiam dimensões de campeão, mas a nova série Xiaomi 12 segue exatamente o caminho contrário e apresenta modelos premium que proporcionam ao utilizador, uma experiência otimizada com uma só mão.

Aliás, o tamanho dos novos smartphones compactos foi um dos pontos salientados pela marca no evento de revelação da nova série Xiaomi 12. E parece que estes são apenas os pioneiros de uma estratégia a adotar já no próximo ano.

De acordo com informações agora divulgadas pelo leaker Digital Chat Station, em 2022 a Xiaomi vai lançar vários modelos compactos, talvez para responder aos crescentes pedidos dos utilizadores nesse sentido.

O conhecido leaker avança ainda que os futuros modelos compactos vão surgir, em maior número, no segmento de gama média e que vão estar equipados com ecrãs de alta qualidade. Mais não é avançado, mas visto que o dia de hoje foi reservado para a revelação da nova série Xiaomi 12, as atenções estão concentradas mais no presente do que no futuro.

Novo dobrável da Xiaomi pode surgir no formato concha

dobrável Xiaomi
Imagens do pedido de patente para um smartphone dobrável Xiaomi foram reveladas no mundo Web Crédito@DigitalChatStation

E possivelmente para reforçar a estratégia de smartphones compactos, eis que surgem notícias que dão conta de que a Xiaomi pode estar a trabalhar num novo smartphone dobrável, em forma de concha.

A informação foi retirada de um pedido de patente à Associação nacional de Propriedade Inteletual da China e mostra um equipamento com um design semelhante aos modelos já existentes Galaxy Z Flip 3 da Samsung e Huawei P50 Pocket.

Pelas imagens incluídas neste pedido de patente, é possível perceber que o futuro equipamento terá uma configuração de câmara dupla e um pequeno ecrã na zona traseira e que o ecrã será perfurado para alojar também duas câmaras frontais.

patente dobrável Xiaomi
Xiaomi pode seguir a tendência ditada pelo Samsung Galaxy Z Flip 3 e lançar um dobrável em formato concha Crédito@DigitalChatStation

De resto, é ainda possível ver a entrada para cartões SIM, assim como uma porta USB Tipo-C e uma coluna, na zona inferior do terminal.

Não sabemos quando a Xiaomi irá apresentar este smartphone dobrável, mas pela informação agora divulgada percebemos que a marca chinesa pode estar a pensar seguir a tendência em formato concha, ditada pelo bem-sucedido Galaxy Z Flip 3 da Samsung.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Como jornalista de tecnologia assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech ao longo de mais de 20 anos de carreira.