Xiaomi já tem mais de 10 milhões de dispositivos da Internet of Things (IoT)

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

IoT, uma sigla cada vez mais familiar no nosso dia-a-dia. A Internet of Thing ou Internet das coisas é essencialmente uma rede de dispositivos como veículos, eletrodomésticos e outros que possuem tecnologia integrada. Objectos do dia-a-dia que possam ter sensores e conexão com a Internet. Objectos capazes de receber e emitir dados para a rede. A Xiaomi é uma das empresas que tem dado a conhecer esta nova realidade da Internet of Things.

Esta Internet das Coisas ou Internet of Things tem recebido as atenções de todo o setor industrial que vê agora novas aplicações para novas tecnologias em objectos mundanos. Essencialmente é uma extensão da Internet tal e qual a conhecemos. A única diferença é o facto de estar integrada em objectos comuns. Desde máquinas de lavar até às torradeiras. De forma a que o utilizar possa controlar a máquina ou simplesmente obter um relatório da mesma. Input e Output de informação.

Vê ainda: d

Regressando à Xiaomi, foi no mês passado que a marca celebrou uma conferência dedicada a este tema, a IoT. Aí, o CEO da empresa, lei Jun, revelou que a Xiaomi já tem mais de 85 milhões de dispositivos em circulação, pertencentes à categoria Internet of Things.

Xiaomi é a maior plataforma mundial de dispositivos Internet of Things - IoT

A sua plataforma de acessórios e dispositivos inteligentes já conta também com 800 equipamentos. Sem esquecer os 400 parceiros que ajudam a tornar possível esta realidade.

Desta forma, a Xiaomi torna-se na maior plataforma mundial de IoT. Este empresa chinesa fundada em 2010 é assim a maior produtora de hardware inteligente. Agora, o departamento Mobile da Xiaomi, anuncia que só em dispositivos para o lar, a marca já tem mais de 10 milhões de unidades.

O mercado global da Internet das Coisas entrou numa fase de rápido desenvolvimento. Mais até do que os próprios smartphones. São o novo hype, o novo encanto. Estima-se que até 2020 os dispositivos ligados à Net chegarão às 21 mil milhões de unidades distribuídas por todo o mundo.

Aqui os dispositivos como os smartphones terão uma grande importância. Destes 21 mil milhões de equipamentos, cerca de 5 mil milhões terão conexão às redes móveis e à rede doméstica de internet.

A Xiaomi, por sua vez, entrou no mundo da IoT há cerca de três anos atrás. Apoiava-se sobretudo nos seus serviços de rede para começar a interligar os seus equipamentos. Máquinas comuns, para o lar, que podiam interagir umas com as outras, todas elas controláveis pelo utilizador.

Verdade seja dita, a Xiaomi tem um produto para cada tipo de necessidade. Alguns nem imaginaríamos, desde máquinas de barbear, almofadas e artigos mundanos para o lar. Praticamente todos eles capazes de algum tipo de input e output de informação. Desta forma, tornado-se parte da IoT.

E tu, tens algum acessório ou eletrodoméstico inteligente da Xiaomi?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Mi Max 3 será um monstro com 5500mAh e ecrã de 7 polegadas!

comm

reo 8.0 chega oficialmente com a OxygenOS 5.0

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.