IoT, uma sigla cada vez mais familiar no nosso dia-a-dia. A Internet of Thing ou Internet das coisas é essencialmente uma rede de dispositivos como veículos, eletrodomésticos e outros que possuem tecnologia integrada. Objectos do dia-a-dia que possam ter sensores e conexão com a Internet. Objectos capazes de receber e emitir dados para a rede. A Xiaomi é uma das empresas que tem dado a conhecer esta nova realidade da Internet of Things.
Esta Internet das Coisas ou Internet of Things tem recebido as atenções de todo o setor industrial que vê agora novas aplicações para novas tecnologias em objectos mundanos. Essencialmente é uma extensão da Internet tal e qual a conhecemos. A única diferença é o facto de estar integrada em objectos comuns. Desde máquinas de lavar até às torradeiras. De forma a que o utilizar possa controlar a máquina ou simplesmente obter um relatório da mesma. Input e Output de informação.
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Regressando à Xiaomi, foi no mês passado que a marca celebrou uma conferência dedicada a este tema, a IoT. Aí, o CEO da empresa, lei Jun, revelou que a Xiaomi já tem mais de 85 milhões de dispositivos em circulação, pertencentes à categoria Internet of Things.
Xiaomi é a maior plataforma mundial de dispositivos Internet of Things - IoT
A sua plataforma de acessórios e dispositivos inteligentes já conta também com 800 equipamentos. Sem esquecer os 400 parceiros que ajudam a tornar possível esta realidade.
Desta forma, a Xiaomi torna-se na maior plataforma mundial de IoT. Este empresa chinesa fundada em 2010 é assim a maior produtora de hardware inteligente. Agora, o departamento Mobile da Xiaomi, anuncia que só em dispositivos para o lar, a marca já tem mais de 10 milhões de unidades.
O mercado global da Internet das Coisas entrou numa fase de rápido desenvolvimento. Mais até do que os próprios smartphones. São o novo hype, o novo encanto. Estima-se que até 2020 os dispositivos ligados à Net chegarão às 21 mil milhões de unidades distribuídas por todo o mundo.
Aqui os dispositivos como os smartphones terão uma grande importância. Destes 21 mil milhões de equipamentos, cerca de 5 mil milhões terão conexão às redes móveis e à rede doméstica de internet.
A Xiaomi, por sua vez, entrou no mundo da IoT há cerca de três anos atrás. Apoiava-se sobretudo nos seus serviços de rede para começar a interligar os seus equipamentos. Máquinas comuns, para o lar, que podiam interagir umas com as outras, todas elas controláveis pelo utilizador.
Verdade seja dita, a Xiaomi tem um produto para cada tipo de necessidade. Alguns nem imaginaríamos, desde máquinas de barbear, almofadas e artigos mundanos para o lar. Praticamente todos eles capazes de algum tipo de input e output de informação. Desta forma, tornado-se parte da IoT.
E tu, tens algum acessório ou eletrodoméstico inteligente da Xiaomi?
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