Quando a Xiaomi lançar a nova versão do seu HyperOS, prevista para o último trimestre deste ano, estará também a disponibilizar uma característica cada vez mais útil para quem procura manter a sua privacidade e proteger a sua imagem.
A verdade é que as câmaras de vídeo com ligação Wi-Fi ou ligação física à rede se tornaram banais. Mas também é verdade que muitas estão totalmente invisíveis aos olhos de quem anda por perto, para não falar no facto de muitas dessas instalações não cumprirem sequer a legislação de aviso obrigatório.
Uma ferramenta que permita detetar as câmaras em funcionamento num determinado local poderá ser bastante útil para detetar essas situações. E é o que a Xiaomi se prepara para fazer com no HyperOS 2.0.
A função de ‘Camera Scan’
De acordo com informações publicadas no Xiaomi Time, a nova versão do HyperOS terá incluída a capacidade de deteção de câmaras escondidas, ajudando assim os utilizadores que pretendam proteger a sua privacidade.
Através de uma funcionalidade denominada ‘Camera Scan’, será possível detetar, via ligação WLAN, todas as câmaras Wi-Fi que estejam em atividade na zona.
Os ecrãs do HyperOS 2.0 a fazer o ‘scanning’ das câmaras são revelados pelo Xiaomi Time:
A nova funcionalidade que deverá fazer parte do HyperOS 2.0 está longe de ser nova – a App Ingram já permite fazer esse ‘rastreio’ de vulnerabilidades –, mas é a primeira vez que estará disponível de origem num SO para smartphones para o mercado de consumo.
Desta forma, os utilizadores dos dispositivos Xiaomi poderão ter alertas com avisos de possíveis ameaças de vigilância em ambientes desconhecidos. Com previsão de lançamento para outubro, o HyperOS 2.0 deverá ser lançado com os terminais Xiaomi já baseados no Android 15, embora o fabricante esteja também a preparar uma versão para correr nos telemóveis com Android 14.
Sabe mais sobre as funcionalidades integradas no HyperOS 2.0.