Xiaomi e Huawei estão a dar uma nova vida ao mercado Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

2018 está a ser um dos melhores e um dos piores anos para o mercado de smartphones Android. Ao passo que de um lado temos uma constante escalada dos preços que nos fazem pagar caro por funções meramente...refinadas, por outro temos marcas que nos incutem nova esperança. É tempo de dar o devido crédito à Xiaomi bem como à Huawei.

Por conseguinte, um dos factores que mais tem animado este mercado de smartphones Android é a inclusão da inteligência artificial. A fim de melhorar a experiência de utilização dos dispositivos, a IA está praticamente em todos os recentes topos de gama em 2018.

Vê ainda: OnePlus 6T e Huawei Mate 20 Pro, alegada lista de pontuações DxOmark

Todavia, importa frisar que em alguns casos a referência à IA é apenas para fins de marketing e pouco mais. Não que isso obste à sua gradual implementação, desenvolvimento e eventual utilidade para o consumidor.

É por isso mesmo que incluímos a Huawei nesta peça enquanto uma das fabricantes Android que mais se tem destacado. Esta fabricante que já desafia a Apple, tendo até ultrapassado a gigante de Cupertino nos trimestres anteriores em volume de vendas.

Huawei lidera na fotografia e na Inteligência Artificial

Enquanto isso, empresas como a Samsung e sobretudo como a Apple continuam a elevar a fasquia de preços. Não que isso seja necessariamente mau, é apenas uma decisão estratégica e as suas vendas continuam em alta. Aliás, até mesmo a Huawei esticou bastante a fasquia com o preço do seu Huawei P20 Pro. Todavia, é a Xiaomi que se afigura cada vez mais como contraponto, mantendo as fabricantes cada vez mais "na linha".

Ora, em primeiro lugar é aqui que importa olhar cada vez mais para a Xiaomi e para os dispositivos da Huawei. Se procuras algo económico e 100% capaz então a Xiaomi é a marca indicada para ti.

Xiaomi continua a surpreender o mercado de smartphones Android

Já por outro lado, se valorizas a câmara fotográfica acima de tudo, bem como várias tecnologias como a IA, então temos a Huawei. Não que isso faça sombra a fabricantes Android como a OnePlus, a OPPO ou mesmo a Vivo.

Aliás, temos na OnePlus a maior rival no departamento premium, face a uma Huawei, Xiaomi bem como à Samsung. Os seus dispositivos são sinónimo de qualidade neste mercado de smartphones Android e com ótimas razões para tal.

Fabricantes chinesas são cada vez mais uma opção perfeitamente válida

Nesse sentido a popularidade das fabricantes chinesas está em crescendo e vemos a própria Samsung a tomar precauções para não perder o "trono". Isto é, reforçando todo o seu segmento de gama média para que os dispositivos da Xiaomi bem como os da Huawei não conquistem completamente os consumidores.

Sobretudo na China onde a Huawei domina o maior mercado mundial de smartphones e em que a Xiaomi ocupa uma das posições cimeiras. Sobretudo aí, a tarefa da Samsung está cada vez mais repleta de desafios e obstáculos.

Já por outro lado, a Huawei continua a apostar em novas tecnologias e no desenvolvimento de processadores mais capazes. Desde a nova geração de NPU's ou unidade de processamento neural aos seus Kirin.

Inovação e preço em conta - o segredo para o sucesso?

Sem temer colocar os seus produtos a preços muito competitivos, as fabricantes chinesas estão cada vez mais nas bocas do mundo. Por conseguinte veja-se o autêntico fenómeno chamado PocoPhone by Xiaomi, um topo de gama a preço de gama média.

O terminal em si dispensa mais apresentações, sendo um sério aviso para as demais fabricantes. O preço dos smartphones não pode continuar a subir sem fundamento aparente...

Editores 4gnews recomendam:

Huawei Mate 20 Pro: Imagens oficiais do próximo topo de gama Android

Xiaomi Black Shark 2 chega em breve e já mostrou o seu design!

Xiaomi apresenta novos auriculares com entrada USB-C

Fonte

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.