Xiaomi segue Huawei e cria centro de pesquisa e desenvolvimento na Finlândia

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Xiaomi registou um centro de desenvolvimento e pesquisa na cidade de Tampere, na Finlândia. Como avança o site finlandês SuomiMobile, a empresa registou-se oficialmente com o nome ‘Xiaomi Finland Oy’, e o foco vai ser o desenvolvimento e pesquisa em tecnologia de câmaras.

Esta é a mesma cidade onde a Nokia tinha um centro deste género. Contudo, em 2016 a Huawei chegou à cidade e ofereceu refúgio a alguns empregados da Nokia, e trabalha agora no mesmo edifício onde a Nokia estava. A Xiaomi é a nova grande empresa chinesa a chegar a cidade.

Tecnologia de câmara será o primeiro foco

A Xiaomi segue os passos da Huawei ao ir ao encontro de funcionários especializados neste tipo de tecnologias. Não é à toa que o Huawei P30 Pro é o líder do ranking de câmaras da DxOMark, e provavelmente o smartphone com melhor câmara da atualidade. Com vista a melhor nesse quesito, a Xiaomi aposta agora em desenvolver a sua tecnologia de câmaras no país.

Além das câmaras, a Xiaomi vai neste centro focar-se em desenvolvimento e pesquisa de software, sistemas computacionais e equipamento de telecomunicações. O CEO da Xiaomi na Finlândia – David Arthur Felix – vai comandar o projeto.

Parceria com a Nokia em vista

A Xiaomi estabeleceu uma parceria com a Nokia em 2017. O acordo era, à data, centrado no licenciamento de patentes entre as duas empresas. A Nokia concordou em ceder a sua rede de telecomunicações e patentes à Xiaomi. Com a chegada da Xiaomi à Finlândia, podemos estar perante um novo passo nessa parceria que já conta com dois anos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Mi A3: imagens reais confirmam design e especificações
  • Xiaomi Mi 9T Pro passa por certificação! Lançamento está iminente!
  • 3 ventoinhas portáteis da Xiaomi e BlitzWolf para enfrentar o calor
Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.