A fabricante chinesa, Xiaomi, fundada em 2010 por 1.º.
Assim está o mercado dos smartphones e dispositivos móveis que nos acompanham diariamente. São cada vez mais as fabricantes chinesas a almejar e a conquistar os lugares cimeiros deste mercado. A única excepção é a norte-americana Apple e a sul-coreana Samsung.
Vê ainda: e
Depois de LG e tantas outras no mercado espanhol. Enquanto isso, na China a Xiaomi ocupava até ao final de 2017 o 4.º lugar no ranking das maiores fabricantes de dispositivos móveis, mantendo a Apple em 5.º lugar no seu país natal.
Xiaomi ultrapassa a OPPO e torna-se a 4ª maior fabricante mundial de smartphones
Agora, a época dourada para a OPPO chegou ao fim. Depois de esta empresa ter registado um crescimento impressionante nos últimos anos, já no final de 2017 (último trimestre), a OPPO havia deixado de crescer. Ainda assim, a sua quota de mercado manteve-se inalterada, tal como a sua posição no mercado chinês (2.º lugar) e no mercado mundial (4.º lugar). Já então a Xiaomi, na altura em 5.º lugar, vinha a encurtar a distância para com a OPPO. Os dados são avançados pela Strategy Analytics.
Podemos ver que no primeiro trimestre de 2018 foram vendidos menos smartphones do que no primeiro trimestre de 2017. Com efeito, o mercado global encolheu cerca de 2.4%, tendo neste período vendido 345.5 milhões de smartphones face aos 353.8 milhões registados no período homólogo de 2017.
Era apenas uma questão de tempo até ser a a Xiaomi e não a OPPO, a empresa logo atrás da Huawei e da Apple, todas elas ambicionando o lugar da Samsung. Os dados são da agencia Strategy Analytics que acompanha a evolução deste mercado.
Samsung caiu, Apple, Huawei e Xiaomi em crescendo
Esta agência de análise de mercado mostra-nos que a Apple conseguiu crescer neste primeiro trimestre em cerca de 0.5%, tendo vendido 52.2 milhões de iPhone's. Já por seu lado a Samsung caiu ligeiramente em cerca de 0.1%, tendo vendido 78.2 milhões de smartphones Android.
Xiaomi está agora atrás da Huawei, Apple e Samsung - Strategy Analytics
Com efeito, o relatório da Strategy Analytics a Xiaomi ultrapassa finalmente a OPPO a nível de quota de mercado mundial. Neste momento, no que ao volume de vendas diz respeito, a Xiaomi já é a 4.ª maior fabricante mundial.
A fabricante chinesa aproxima-se assim da sua conterrânea Huawei que por sua vez, tal como a Apple também cresceram no 1.º trimestre de 2018. Só mesmo a Samsung, entre as 3 maiores fabricantes, é que sofreu um pequeno revés de 0.1% na sua quota de mercado.
Como um todo, o mercado mundial de smartphones registou uma queda de 2% de ano para ano (2017 face a 2018). Ainda assim, vender-se-iam cerca de 345 milhões de smartphones durante os primeiros três meses de 2018.
Conclusões a retirar do relatório da Strategy Analytics são as seguintes:
A Samsung manteve a liderança com cerca de 78.2 milhões de smartphones vendidos. Cifra que representa 22.7% da quota de mercado. Uma pequena queda face aos 80.2 milhões de smartphones vendidos no início de 2017 (1.º trimestre).
A Apple manteve o segundo lugar com um total de 52.2 milhões de smartphones vendidos. Cifra que representa 15.1% da quota de mercado. Uma pequena subida aos face 50.8 milhões de smartphones vendidos no início de 2017 (1.º trimestre).
A Huawei manteve o terceiro lugar com um total de 39.3 milhões de smartphones vendidos. Cifra que representa 11.4% da quota de mercado. Uma pequena subida aos face 34.5 milhões de smartphones vendidos no início de 2017 (1.º trimestre).
A Xiaomi subiu para o quarto lugar com um total de 28.3 milhões de smartphones vendidos. Cifra que representa 8.2% da quota de mercado. Uma grande subida aos face 12.6 milhões de smartphones vendidos no início de 2017 (1.º trimestre).
A Xiaomi é sem dúvida o mais peculiar caso de sucesso entre todas estas fabricantes pelo seu crescimento meteórico. Relembro que em 2018 a Xiaomi quer vender um total de 100 milhões de smartphones. Neste momento já cumpriu mais de 25% da sua ambiciosa meta para este ano.
Estas são, no 1.º trimestre de 2018, segundo a Strategy Analytics, as 4 maiores fabricantes mundiais de smartphones.
Assuntos relevantes na 4gnews:
OnePlus 6 poderá ser comprado em loja física na Europa
Galaxy A6 e A6+ são oficiais! Fotografia em formato económico
. iPhone, iPad e Mac geraram o melhor segundo trimestre de sempre
via