A Xiaomi anunciou a disponibilização da rede 5G Stand Alone (SA) nos seus smartphones em Portugal, em colaboração com a NOS. Esta nova fase da conectividade móvel chega ao mercado português para fornecer aos utilizadores a experiência completa do 5G “puro”, uma inovação que até agora não estava acessível no país.
5G Standalone estreia-se na Xiaomi com a NOS
O 5G Stand Alone é a evolução esperada da tecnologia 5G, que opera de forma totalmente independente, com uma nova infraestrutura de rede e antenas para te dar acesso às suas capacidades completas.
Este tipo de rede traz à tona todo o potencial do 5G, com velocidades ainda mais rápidas, latência mais baixa, e a capacidade de suportar um número muito maior de dispositivos conectados. Assim, abre-se caminho para novas aplicações em áreas como a realidade aumentada, veículos autónomos, e a Internet das Coisas (IoT) industrial.
Como noticiamos anteriormente, a NOS é a primeira operadora a instalar a infraestrutura necessária para o 5G SA em Portugal. Em comunicado, a Xiaomi “orgulha-se de ser a marca pioneira com dispositivos que já suportam esta rede inovadora”.
Os primeiros dispositivos Xiaomi com o 5G SA
Os primeiros dispositivos Xiaomi compatíveis com a rede 5G SA incluem as séries Xiaomi 13, Xiaomi 13T e Xiaomi 14T. Estes smartphones da fabricante chinesa foram utilizados pela NOS nos testes iniciais da rede 5G SA.
“Estamos entusiasmados por ser a primeira marca a trazer a verdadeira experiência 5G SA para os nossos clientes em Portugal, em parceria com a NOS. A tecnologia 5G SA representa um grande avanço no mundo da conectividade móvel, e os nossos dispositivos Xiaomi 13, Xiaomi 13T e Xiaomi 14T estão preparados para oferecer aos utilizadores um desempenho excecional e uma experiência de utilização sem precedentes”, afirmou Tiago Flores, Country Director da Xiaomi em Portugal.
Rede 5G SA da NOS será lançada durante o mês de novembro
A rede 5G SA da NOS está prevista para lançamento comercial durante o mês de novembro. Após chegar aos primeiros Xiaomi com a NOS, a operadora revelou em comunicado que também chegará a Samsung compatíveis.