Xiaomi: fábrica 100% automatizada entra em ação e vai produzir smartphones conhecidos

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Foi o próprio CEO da Xiaomi, Lei Jun, que deu conta da novidade na rede social chinesa Weibo. A fábrica completamente automatizada – apenas com robôs e sem pessoas – vai começar a produzir em grande escala.

Mas a marca chinesa foi ainda mais longe e até revelou que os Xiaomi Mix Fold4 e Xiaomi Mix Flip vão ser produzidos nesta mesma fábrica para serem lançados já durante este mês.

Fábrica controlada por máquinas inteligentes

fábrica Xiaomi
Imagem divulgada pela Xiaomi da sua nova fábrica inteligente Crédito@Xiaomi

De acordo com o responsável máximo da Xiaomi, a fábrica está preparada para operar 24 horas sobre 24 horas sem pessoas, sendo uma instalação controlada por máquinas inteligentes autodesenvolvidas.

Nas palavras de Lei Jun, “a Xiaomi Surge Intelligent Manufacturing Platform, totalmente autodesenvolvida, atua como o cérebro da fábrica, infundindo-a com uma alma e permitindo que tenha capacidades de autodetecção, autodecisão e autoexecução”.

Alguns rumores avançam que o processo de produção desta fábrica é capaz de produzir uma unidade de smartphone a cada segundo.

Por sua vez, na apresentação desta unidade fabril, a Xiaomi adianta que a nova fábrica inteligente é um “pequeno passo” na exploração do futuro.

Em números, a marca chinesa terá investido 2,4 mil milhões de yuans – cerca de 305 milhões de euros – nas instalações de Changping, em Pequim, que contam com uma área de 81.000 metros quadrados.

Estas instalações foram certificadas como uma “empresa de referência nacional de produção inteligente” e têm capacidade para produzir 10 milhões de smartphones em apenas um ano.

O que vamos ver nos Xiaomi Mix Fold4 e Mix Flip

De acordo com a própria Xiaomi, estas instalações vão produzir os novos dobráveis Mix Fold4 e Mix Flip que vão ser lançados ainda este mês.

De acordo com os rumores, o modelo Flip vai chegar equipado com o processador Snapdragon 8 Gen 3 e com uma câmara traseira tripla. Aqui vão estar um sensor primário de 50 megapixéis, um ultra grande angular de 12 megapixéis e ainda um sensor telefoto com 60 megapixéis e zoom ótico de 2x.

Por sua vez, o Mix Fold4 terá também o processador Snapdragon 8 Gen 3, assim como uma bateria de 5000 mAh com suporte para carregamento rápido de 67 watts.

Na sua configuração de câmara traseira quádrupla vai integrar um sensor primário de 50 megapixéis, um ultra grande angular de 12 megapixéis, um sensor telefoto de 60 megapixéis e ainda um sensor periscópio com 10 megapixéis de resolução.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt