
Depois de conhecermos os modelos que são elegíveis para 6 anos de atualizações, vamos agora saber quais são os smartphones que não vão receber o HyperOS 3:
- Série Xiaomi 11
- Série Redmi Note 12
- Série Redmi K50 – à exceção do Redmi K50 Ultra
- Série POCO M5
- Série POCO X5
Estas séries de smartphones Xiaomi não vão ser contempladas com a próxima grande atualização para HyperOS 3. Este é um momento relevante para esta informação, visto que, ainda este mês, a marca chinesa vai lançar uma versão beta da nova interface.
A informação está a ser divulgada pelo site Gizmochina, mas foi também já confirmada pela lista EoL (Endo f Life, em português) da Xiaomi.
Razão para estes smartphones não receberem HyperOS 3
De acordo com as informações divulgadas até ao momento, o HyperOs 3 terá uma integração mais profunda com a Inteligência Artificial. E é por essa razão que os smartphones acima referidos não vão ser contemplados com a próxima grande atualização de software.
Tudo porque esta maior integração exige que os smartphones estejam equipados com a mais recente tecnologia de ponta para terem poder suficiente para lidar com as exigências da tecnologia IA.
Por querer proporcionar a melhor experiência de utilização possível, a Xiaomi vai deixar de fora alguns smartphones que foram bastante populares na altura do seu lançamento. Isto porque não têm já poder de desempenho suficiente para fornecer uma experiência fluida e suave, sobretudo nos recursos IA.
Lançamento do HyperOs 3
Espera-se que a versão estável e definitiva do HyperOS 3 seja apresentada em outubro. Aliás, a interface deverá chegar já instalada na nova série de smartphones de topo Xiaomi 16.
A marca chinesa deverá lançar os modelos Xiaomi 16 e Xiaomi 16 Pro em outubro no mercado chinês.
Se mantiver o cronograma de lançamento global, só no primeiro trimestre de 2026 é que os utilizadores do resto do mundo vão receber o smartphone Xiaomi 16 – o modelo Pro deve manter-se como exclusivo do mercado chinês.