A mais recente versão do sistema operativo da Google para dispositivos móveis é, à data de redação deste artigo, o Android 12. No entanto, sabemos que a próxima versão é preparada pela tecnológica norte-americana com estreia marcada para o final do verão de 2022. Entretanto, temos a primeira lista (provisória) de smartphones Xiaomi com direito a esta atualização de sistema.
Isto significa que os modelos referidos em seguida devem receber a MIUI 13 e, posteriormente, a MIUI 14, baseada no sistema operativo Android 13. Note-se ainda que esta lista está longe de ser definitiva, ou mesmo oficial. É, isso sim, uma lista com palpites educados e rumores em circulação na Internet, portanto, não temam se o vosso modelo não estiver contemplado.
Android 13 (deve chegar) a estes smartphones Xiaomi
- Mi 10S
- Mi 11
- Mi 11 Pro
- Mi 11 Ultra
- Mi 11i
- Mi 11X
- Mi 11X Pro
- Xiaomi 11i / Hypercharge
- Xiaomi 11T / Pro
- Mi 11 Lite 4G/5G/LE/Lite NE 5G
- Xiaomi 12S
- Xiaomi 12S Pro
- Xiaomi 12
- Xiaomi 12 Pro
- Xiaomi 12 Lite
- Xiaomi 12X
- Xiaomi 12X (India)
- Xiaomi 12X Pro (India)
- Xiaomi MIX 4
- Xiaomi MIX FOLD / FOLD 2
- Xiaomi CIVI / CIVI S
- Xiaomi Pad 5 Series
Esta é a lista avançada pela publicação Xiaomiu, sempre atenta aos desígnios da Xiaomi. Portanto, em meados de abril de 2022 temos mais de 20 modelos contemplados na primeira listagem prévia com base nas fugas de informação e rumores.
Mais concretamente, são vinte e dois modelos que receberão o Android 13 caso as previsões desta publicação se materializem. Note-se ainda que não temos uma data confirmada para a apresentação e lançamento da próxima versão deste sistema operativo.
Por outro lado, durante o próximo certame Google I/O 2022 teremos certamente mais informações sobre a versão em questão. O evento será realizar entre os dias 11 a 12 de maio, já com presença física.
As novidades do Android 13 têm sido gradualmente reveladas
Note-se também que já previamente havíamos publicado uma lista com smartphones Xiaomi eleitos para a atualização. A coletânea anterior contemplava menos equipamentos que este novo relato e é provável que a lista continue a aumentar.
No que concerne às novidades do Android 13 temos ainda poucas informações. Sabemos, por exemplo, que o sistema terá um novo modo de aceleramento dos jogos, mais concretamente da abertura das aplicações e redução dos tempos de loading.
Temos também calibração e personalização mais precisa do feedback vibratório, a resposta vibratória do telefone em diversos cenários.
Por fim, a Google tem ainda um longo caminho até que o atual Android 12 se torne a versão maioritária. De acordo com a recente publicação, o Android 12 está atualmente atrás da versão Oreo, ou seja, é a quinta versão mais usada no mundo.
Editores 4gnews recomendam:
- OPPO Reno 8 pode estrear o chipset Snapdragon 7 Gen 1da Qualcomm
- Google Lens tem ótimas novidades para os utilizadores no Chrome
- 7 lâmpadas inteligentes Philips Hue agora mais baratas [Tempo Limitado]