
A Xiaomi apresentou os seus resultados financeiros para o segundo trimestre de 2025 e os números são a prova de que a estratégia "Human x Car x Home" está a funcionar em pleno. A gigante chinesa registou um crescimento expressivo em praticamente todas as áreas, desde os smartphones aos carros elétricos, passando pelos eletrodomésticos, com as receitas e os lucros a dispararem.
As receitas totais do grupo atingiram os 116 mil milhões de yuans (cerca de 13,9 mil milhões de euros), um aumento de 30,5% face ao ano passado. Mais impressionante ainda, o lucro líquido ajustado cresceu uns incríveis 75,4%, para os 10,8 mil milhões de yuans (cerca de 1,3 mil milhões de euros).
Carros elétricos fazem sucesso e smartphones continuam no Top 3
A grande aposta da Xiaomi nos veículos elétricos está a dar frutos mais rápido do que se esperava. As receitas deste segmento cresceram 234% e ultrapassaram, pela primeira vez, os 20 mil milhões de yuans. No segundo trimestre, a Xiaomi entregou 81 302 veículos elétricos. E em julho, as entregas acumuladas desde o lançamento já ultrapassaram as 300 mil unidades.
O mais notável é que o prejuízo operacional desta divisão já se reduziu para apenas 36 milhões de euros, com a marca a prever atingir o equilíbrio financeiro já na segunda metade do ano. O novo SUV, Xiaomi YU7, foi um sucesso imediato, com mais de 240 mil encomendas nas primeiras 18 horas.
No seu negócio principal, os smartphones, a Xiaomi continua de pedra e cal no pódio. Os envios globais atingiram os 42,4 milhões de unidades, neste que é o oitavo trimestre consecutivo de crescimento. Segundo a Canalys, a Xiaomi detém 14,7% do mercado global, o que a mantém no top 3 mundial pelo 20.º trimestre consecutivo (ou seja, há 5 anos). A aposta no segmento premium também está a resultar, com as vendas de telemóveis de topo a representarem agora 27,6% do total na China.
Eletrodomésticos, tablets e I&D a bater recordes
O segmento de produtos IoT e lifestyle também bateu um novo recorde de receitas (4,6 mil milhões de euros), com os grandes eletrodomésticos a desafiarem a tendência de queda do mercado. Os envios de ares condicionados, frigoríficos e máquinas de lavar roupa cresceram todos a dois dígitos. No mercado de tablets, a Xiaomi foi a que mais cresceu entre as cinco maiores fabricantes, com um aumento de 42,3% nos envios.
A alimentar todo o crescimento está um investimento cada vez maior em Investigação e Desenvolvimento (I&D), que atingiu um recorde de 930 milhões de euros no último trimestre. Este investimento já deu frutos, como o desenvolvimento do seu primeiro chip de 3 nanómetros, o Xiaomi XRING O1, que já equipa o novo Xiaomi 15S Pro lançado na China.