Xiaomi está a testar gaveta de aplicações na MIUI. Sabe como experimentar

Carlos Oliveira
2 comentários

Tal como avança a XDA Developers, a Xiaomi está a testar a introdução de uma gaveta de aplicações na MIUI. Desde sempre, esta interface da empresa chinesa foi conhecida pela falta desta funcionalidade, mas isso poderá mudar em breve.

Tal como é salientado pela fonte, esta é ainda uma versão muito precoce da MIUI e pouco aconselhável para uma utilização diária. Não sabemos se a gaveta de aplicações algum dia chegará à versão estável desta interface, mas fica a nota de que a Xiaomi está, pelo menos, a testar a ideia.

Gaveta de aplicações traz outra organização à MIUI da Xiaomi

Com a introdução de uma gaveta de aplicações na MIUI, os utilizadores Xiaomi podem organizar de forma diferente a sua área de trabalho. Poderás colocar na página inicial apenas aquelas apps que usas com mais frequência e deixar as outras de parte.

MIUI gaveta de aplicações
Gaveta de aplicações na MIUI - Imagem: XDA Developers

Esta gaveta de aplicações pode ser acedida através do ícone cinza, ao centro, na parte interior do ecrã. Uma vez aberta terás, logo no cimo, uma seleção das aplicações mais recentes. As restantes aparecerão organizadas de forma alfabética.

Esta gaveta de aplicações poderá ser fechada de duas formas: através do botão de retroceder ou na seta para baixo que se encontra no topo de ecrã. Pelo menos por enquanto, um deslize para cima ou para baixo não tem qualquer influência no comportamento da gaveta de aplicações.

Atalhos de aplicações chegam também à MIUI

Para além da introdução da gaveta de aplicações, a Xiaomi introduz os atalhos de aplicações. Através de uma pressão prolongada no ícone de uma aplicação terás acesso a ações rápidas relacionadas.

Por exemplo, ao pressionar o ícone da Câmara poderás aceder diretamente ao menu de vídeo ou fotografia da aplicação. Ou simplesmente adicionar um atalho para essa mesma app no ecrã inicial.

Como experimentar já esta versão alpha da MIUI

Em primeiro lugar, importa notar que se trata de uma versão muito precoce desta interface e que está sujeita a muitos erros. Em segundo lugar, só irá funcionar em smartphones que tenham a MIUI. Dito isto, eis os passos que deves seguir:

  1. Fazer o download da gaveta de aplicações para a MIUI
  2. Depois de instalado, pressionar prolongadamente no ecrã inicial para aceder às Definições
  3. Independentemente do idioma selecionado, verás uma opção em Chinês, a qual deves selecionar
  4. Em seguida, verás as duas figuras que representam a forma como as aplicações serão apresentadas
  5. Seleciona a segunda para ativar a gaveta de aplicações
MIUI opções
Opções a selecionar - Imagem: XDA Developers
2 comentários
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.