Xiaomi está a conquistar a Europa Ocidental. Já atirou a Huawei para fora do pódio!

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Já sabíamos há muito que a Xiaomi chegara para ficar na Europa, apostando cada vez mais na expansão da sua presença física nos principais mercados. No entanto, ninguém esperava um crescimento tão acentuado, especialmente numa altura em que o mercado dos smartphones está muito "tremido" devido à pandemia de Covid-19.

No entanto, mais uma vez se confirma que o azar de uns, é a sorte de outros. Com todos os problemas que a Huawei continua a enfrentar devido às proibições dos Estados Unidos, o inevitável já começou a acontecer. Durante o 3º trimestre de 2020, a Huawei apresentou uma queda de 32% na Europa Ocidental e, a Xiaomi tirou o máximo proveito ao conseguir alcançar um crescimento de 107%.

Ou seja, se por um lado a queda da Huawei foi sem dúvida uma importante ajuda, o crescimento da Xiaomi na Europa continua a apresentar valores incríveis, duplicando a sua quota de mercado em apenas 12 meses.

Xiaomi não será a única ameaça à Huawei nos mercados Europeus

Os dados publicados recentemente pela Canalys revelam mais uma surpresa. Recentemente, ficámos a saber que a OPPO também decidiu começar a apostar na sua expansão para a Europa, tendo mesmo Portugal como um dos países de destaque. Prova desse investimento e nova estratégia, é o seu salto de gigante nas vendas de smartphones na Europa Ocidental.

No espaço de 12 meses, passou de "marca inexistente" para a 5ª posição, apresentando um crescimento de 942% (quase 10x). É verdade que ainda estão bastante longe da Huawei, com uma diferença de 8% entre as suas quotas de mercado. Ainda que não seja esperado que a OPPO consiga manter um crescimento com estes valores durante os próximos 12 meses, acredita-se que a queda da Huawei na Europa está apenas a começar.

Por isso, mesmo que o crescimento da OPPO na Europa abrande ligeiramente, não seria de todo descabido imaginar que a marca pudesse eventualmente ultrapassar a Huawei já em 2021.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi Redmi Note 9 com 5G a chegar. Conhece as especificações
  • Xiaomi domina os smartphones intermediários na tabela do AnTuTu
  • Xiaomi Redmi Note 9 terá uma nova versão para confundir (ainda mais) os utilizadores
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.