O lançamento do Android 16 Developer Preview 2 veio dar algumas pistas sobre as novidades do próximo sistema operativo Google. E as notícias não podia ser melhores, sobretudo para os tablets da Xiaomi.
Isto porque vêm aí recursos que vão melhorar (e muito) a experiência de utilização, aproximando-a da que os utilizadores têm com o PC. Tudo graças à capacidade de divisão de ecrã e ao recurso Bubble Anything.
Divisão de ecrã com uma proporção de 90:10
Uma das novidades que podem chegar é a divisão de ecrã com uma proporção de 90:10 para facilitar e agilizar a capacidade multitarefa. Convencionalmente, os tablets Android permitem dois tipos de divisão de ecrã: ou numa proporção 50:50 ou numa proporção 70:30.
Por outras palavras, ou o painel fica dividido ao meio com uma app em cada lado, ou uma app ocupa uma área maior (70%), ficando a segunda com os restantes 30%.
Em breve, será possível que a aplicação principal, com a qual o utilizador está a trabalhar, ocupe 90% do ecrã, enquanto as restantes ficam acessíveis e prontas a entre em ação em 10% do painel.
A confirmar-se esta nova funcionalidade, os tablets Xiaomi podem vir a fornecer uma experiência de utilização bastante mais aproximada – senão mesmo igual – às dos laptops convencionais.
Uma bolha flutuante chamada Bubble Anything
Outra das novidades é o recurso designado por Bubble Anything. Esta funcionalidade vai permitir que os utilizadores abram qualquer aplicação, que vai surgir numa bolha flutuante, sobreposta à app que já estava aberta.
Por exemplo, se o utilizador estiver a escrever um texto e precisar de ver um vídeo no YouTube, pode ver este último na dita bolha flutuante. Este é um recurso muito útil e bem-vindo, especialmente para pessoas que executam várias tarefas em simultâneo.
Ao que tudo indica, a Google vai trazer várias novidades no seu próximo sistema operativo para dispositivos móveis, sendo muitos dos novos recursos dedicados a melhorar a capacidade de multitarefa.