Lista de equipamentos que vão deixar de ter atualizações
Enquanto uns utilizadores beneficiam dos novos recursos do mais recente HyperOS 3, outros utilizadores vão ser obrigados a dizer adeus aos seus smartphones Xiaomi mais antigos. Esta é a lista de equipamentos que vai deixar de receber atualizações este ano:
- Xiaomi 12
- Xiaomi 12 Pro
- Xiaomi 12X
- Xiaomi 12 Lite
- Xiaomi 12T
- Xiaomi 12T Pro
- Redmi Note 12 Pro+ 5G
- Redmi Note 12 Pro 5G
- Redmi Note 12 5G/4G
- POCO F5 5G
- POCO X5 Pro 5G
- POCO X5 5G
Os smartphones acima mencionados vão deixar de receber atualizações de segurança e, nesse sentido, ficarem vulneráveis a potenciais ataques maliciosos. Mas o pior é que sem estas atualizações de segurança podem deixar de conseguir correr certas aplicações, com especial destaque para as apps bancárias (via Xiaomi).
A atual política de atualizações da Xiaomi
Depois de ter visto as rivais Google e Samsung a aumentarem generosamente o período de apoio a software nos seus smartphones, e sabendo que a Apple é mesmo muito generosa na mesma política, a Xiaomi efetuou alterações.
Atualmente, as séries mais recentes Xiaomi 15T, a nível global, e a geração Xiaomi 17 – para já só disponível na China, estão já abrangidas com, pelo menos, cinco a seis anos de atualizações.
Mas os modelos acima mencionados não usufruíram dessa generosidade, por terem sido lançados durante o período de transição. Por exemplo, os terminais Xiaomi 12 e 12 Pro, foram lançados globalmente em 2022 e, no primeiro trimestre de 2026, vão deixar de receber atualizações de segurança.
O mesmo se aplica à série Xiaomi 12T, mas com uma pequena diferença. Como os modelos foram lançados no último trimestre de 2022, só acabam a sua vida útil em outubro 2026. Todos estes modelos cumprem assim a anterior política de atualizações da marca chinesa.
