Xiaomi e OPPO vão entrar na corrida das comunicações por satélite

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Huawei e Apple têm já a funcionalidade de comunicações por satélite integrada nos seus smartphones. Este ano será a vez da Xiaomi e OPPO entrarem nesta corrida. Ambas as marcas vão disponibilizar variantes Ultra, nas suas séries de topo, que vão incluir este recurso.

Será em março que a Xiaomi e a OPPO vão lançar os seus smartphones com comunicações por satélite. Xiaomi 14 Ultra e Mix Flip pela parte da Xiaomi e Find X7 Ultra pela parte da OPPO.

Xiaomi com lançamento global, Oppo ainda é uma incógnita

cartaz promocional do Xiaomi 14
Em outubro do ano passado, a Xiaomi apresentou os primeiros modelos da série de topo Xiaomi 14 Crédito@Xiaomi

De acordo com os rumores até agora divulgados, os smartphones Xiaomi com comunicações por satélite vão ter direito a lançamento global. Espera-se que a disponibilidade destes terminais no mercado global aconteça durante o segundo trimestre de 2024.

Mas no que respeita à OPPO é ainda uma incógnita se a marca pretende que o Find X7 Ultra com este recurso atravesse a fronteira da China. Recorde-se que este smartphone, sem a integração de comunicações por satélite, foi lançado no mercado chinês, logo no início deste ano.

Agora a OPPO pretende lançar uma nova variante deste modelo, exatamente com as mesmas especificações, mas que vai incluir as tão desejadas comunicações por satélite.

Por seu lado, a Xiaomi vai lançar tanto o 14 Ultra como o Mix Flip em variantes que já incluem o recurso e que não vão ter “irmãos gémeos” sem esta funcionalidade.

O que sabemos sobre estes smartphones

Como já é tradição, o Xiaomi 14 Ultra será um modelo direcionado para a fotografia que conta com a chancela Leica no seu sistema ótico. No painel traseiro estará um sensor primário de 200 megapixéis, um ultra grande angular de 50 megapixéis, um sensor telefoto com 50 megapixéis e zoom ótico de 3,2x e um sensor periscópio também com 50 megapixéis e zoom ótico de 5x.

Aos comandos do modelo vai estar o processador Snapdragon 8 Gen 3 emparelhado com de até 16 GB de memória RAM e de até 1 TB de capacidade no armazenamento interno. Quando ao Xiaomi Mix Flip espera-se que este seja alimentado pelo chip Snapdragon 8 Gen 2.

Por sua vez, o OPPO Find X7 Ultra é igualmente um modelo direcionado para a fotografia e, como está já disponível no mercado chinês, os seus atributos são já conhecidos.

Na sua configuração de câmara traseira quádrupla, com assinatura Hasseelblad, conta com um sensor primário de 50 megapixéis, um ultra grande angular também com 50 megapixéis, um telefoto periscópio com 50 megapixéis e zoom ótico de 2,8x e mais um sensor telefoto periscópio de 50 megapixéis de resolução e zoom ótico de 6x.

No interior aloja o processador Snapdragon 8 Gen 3 aliado com de até 16 GB de memória RAM e até 512 GB no armazenamento interno e ainda uma bateria de 5.000 mAh com carregamento rápido de 100 watts.

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt