Xiaomi e Oppo demonstram as primeiras câmaras por baixo do ecrã (vídeo)

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de muito se falar na sua possível chegada, eis que são demonstrados os primeiros smartphones com a câmara frontal 'escondida' por baixo do ecrã! Não é com grande surpresa que vimos as primeiras demonstrações serem feitas pela Oppo e Xiaomi.

Já há muito tempo que as fabricantes tentam encontrar soluções para conseguir oferecer uma experiência sem margens e sem notch nos seus smartphones. Durante os últimos meses vimos grande parte das marcas adotar a câmara pop-up e vimos também smartphones com duplo ecrã, câmara rotativa, flip-out e também os populares punch holes.

Oppo sai na frente da corrida, mas a Xiaomi não se deixa ficar para trás

Através da sua conta na rede social chinesa Weibo, o Vice-Presidente da Oppo — Brian Shen — publicou um curto vídeo do primeiro smartphone da marca com câmara por baixo do ecrã. No vídeo podemos ver um protótipo que não apresenta nenhuma notch ou punch hole.

No entanto, quando é aberta a aplicação da câmara, vemos claramente a imagem da sala onde se encontra. Para evitar dúvidas, passa ainda o dedo por cima do topo do ecrã, revelando a localização da câmara frontal.

Brian Shen revelou numa outra publicação que para já, é difícil conseguir obter o mesmo nível de performance com esta tecnologia, existindo ainda uma considerável perca de qualidade ótica. Salienta, no entanto, que novas tecnologias não 'saltam' diretamente para a perfeição.

A Xiaomi não se deixou ficar para trás, uma vez que o seu Presidente — Lin Bin — partilhou um vídeo pouco tempo depois, revelando um protótipo do Mi 9, “sem buraco, sem notch, sem câmara pop-up”. No vídeo, podemos ver que este protótipo não apresenta qualquer corte no ecrã, e que a câmara frontal funciona perfeitamente por baixo do ecrã.

Ao contrário do que aconteceu com o VP da Oppo, Lin Bin não fez nenhuma referência a possíveis problemas de performance.

Um marco importante na evolução da fotografia nos smartphones

Este avanço tecnológico já era desejado há muito tempo, desde que a tendência dos ecrãs bezeless (serm margens) chegou para ficar. Desde então, as fabricantes procuraram inúmeras alternativas que permitisse oferecer a desejada experiência Full View aos seus utilizadores.

No entanto, as mais utilizadas acabaram por envolver a adição de partes mecânicas nos dispositivos, o que criou grandes preocupações no que respeita à robustez e durabilidade dos smartphones. Com a chegada das câmaras por baixo do ecrã, todos esses problemas irão dissipar-se, visto não ser necessário utilizar componentes mecânicos.

Infelizmente, ainda não se sabe quais poderão ser os primeiros smartphones da Xiaomi e Oppo a chegar com esta nova tecnologia. No caso da Xiaomi, fala-se na possibilidade de ser o Mi Mix 5.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi patenteia smartphone com câmara frontal embutida no ecrã
  • Câmara pop-up do Redmi K20 é capaz de resistir a 300.000 repetições
  • O que se passa? Gmail, Drive e outros serviços da Google estão com problemas!
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.