Ao comprar através dos nossos links, podemos receber uma comissão. Saiba como funciona.

Xiaomi e OnePlus ajudarão a baixar o preço médio das Smart TV em 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

O preço médio das televisões inteligentes ou Smart TV registou um aumento gradual ao longo de 2021, muito em parte devido à escassez de componentes que afeta o setor. Todavia, fabricantes como a Xiaomi e OnePlus podem ajudar a inverter a tendência.

Segundo as informações agora avançadas pela agência de análise de mercado Omdia, os preços devem baixar nos restantes meses do segundo semestre de 2021. A principal causa para tal será o aumento da concorrência entre as fabricantes de televisores inteligentes.

Fim da escalada de preços no segmento das Smart TV?

As boas notícias para os consumidores foram divulgadas nesta segunda-feira (30) pela agência Omdia. Aí, fruto da sua pesquisa, é apontada uma previsão de descida de preços das televisões devido a vários fatores, entre os quais a forte concorrência.

Entre os demais fatores aponta-se também o preço médio dos painéis IPS LCD usados nas Smart TV LCD de várias fabricantes como é o caso da Xiaomi com as suas Mi TV de entrada. Esta tendência de descida deverá ser sentida já no terceiro trimestre de 2021.

No entanto, será nos últimos meses do ano, o quarto trimestre, que o preço médio das Smart TV deverá baixar de forma generalizada e mais significativa. Será o resultado de mais modelos de Smart TV baratas a chegar ao mercado, bem como a diminuição do custo médio dos componentes.

A Xiaomi é uma das principais fabricantes mundiais de Smart TV

Em síntese, teremos primeiramente uma diminuição no custo médio dos componentes. Mais concretamente no preço dos paineis LCD, fator que ajudará a baixar o preço médio das televisões das fabricantes chinesas, sul-coreanas e nipónicas.

Em segundo lugar, fabricantes como a Xiaomi, OnePlus e outras tecnológicas chinesas como a HiSense também farão chegar ao mercado novos modelos baratos de Smart TV. Ambos os fatores ajudarão a aumentar a concorrência das marcas sul-coreanas mais estabelecidas como é o caso da Samsung e da LG, bem como da japonesa Sony.

Teremos, portanto, um maior poder de negociação junto das fabricantes e um redobrar da concorrência entre as principais marcas do setor. Por outro lado, é delicado prever o comportamento do preço da produção dos componentes devido à atual crise de escassez de componentes. Mesmo assim, a agência Omdia mostra-se otimista quanto à possível diminuição geral dos preços.

Maior concorrência e possível diminuição do preço dos ecrãs LCD

Ainda de acordo com a Omdia, todo o mercado das Smart TV deverá voltar aos níveis pré-pandemia. Assim, registar-se-á um novo aumento na procura, com o mercado a recuperar, aumentando as vendas.

Portanto, caso tudo corra conforme as previsões desta agência de análise, o preço médio das Smart TV pode diminuir ainda em 2021, devendo antes disso cessar o aumento. Não obstante, há vários fatores de difícil previsão e bastante relevantes para o setor.

Por fim, esta possibilidade dependerá também, em grande parte, dos esforços de fabricantes como a Xiaomi e OnePlus. Ambas as entidades têm colocado vários modelos acessíveis no mercado o que ajuda a aumentar a competitividade.

Têm atualmente algum modelo de Smart TV da Xiaomi em Portugal?

Editores 4gnews recomendam:

  • GoPro Hero 10 Black: action cam trará grandes mudanças e melhorias
  • OnePlus: novo smartphone misterioso pode ser o OnePlus 9 RT
  • Realme prepara nova gama para fazer frente aos smartphones Xiaomi Redmi Note
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.