Nos últimos dias, começou a circular um rumor, iniciado pelo conhecido leaker Digital Chat Station, de que a Xiaomi estaria a planear terminar a sua parceria de co-branding com a icónica marca de fotografia Leica, como noticiámos. No entanto, a Xiaomi já veio a público pôr um ponto final na especulação.
A marca nega veementemente os boatos e reafirma a força da sua colaboração. A notícia é avançada pelo site ITHome. Wang Hua, o Diretor Geral de Relações Públicas da Xiaomi, foi às redes sociais para desmentir o rumor, que rapidamente ganhou tração.
Xiaomi chama "disparate" aos rumores "infundados" de fim de parceria com a Leica.
Wang Hua recordou um boato semelhante que surgiu em junho de 2023 sobre o Xiaomi 14: "Da última vez, um blogger disse que o Xiaomi 14 seria o último da série Leica. Eu chamei-lhe disparate na altura. Desta vez, há até um autor com nome, por isso a minha resposta precisa de um upgrade: continua a ser um disparate".
Para que não restassem dúvidas, a divisão da Xiaomi Índia contactou diretamente a imprensa para reforçar a mensagem. Um porta-voz afirmou que "a parceria continua a prosperar, alicerçada numa visão partilhada de expandir as fronteiras da imagem móvel. Os rumores recentes que sugerem o fim da nossa colaboração são inteiramente infundados."
Parceria com a Leica está de boa saúde, segundo a Xiaomi
A Xiaomi faz questão de sublinhar que a parceria com a Leica está de boa saúde, mas também está ativamente a expandir-se. A marca aponta vários exemplos recentes que demonstram este compromisso. Em maio, a marca de água da câmara nos telemóveis Xiaomi foi atualizada para se alinhar com a identidade visual global da Leica.
Em junho, a empresa partilhou uma explicação detalhada sobre os perfis de imagem "Leica Authentic" e "Leica Vibrant" e revelou planos para levar os sons de obturador da Leica a modelos mais antigos através de uma atualização de software.
O atual topo de gama, o Xiaomi 15 Ultra, continua a ser o principal exemplo desta colaboração, com óticas afinadas pela Leica, os modos de cor característicos da marca alemã, uma interface de utilizador com detalhes a vermelho inspirados na Leica e algoritmos de processamento de imagem desenvolvidos em conjunto com os seus especialistas.
Portanto, se estavas preocupado com o fim desta colaboração, podes respirar de alívio. A aliança entre a Xiaomi e a Leica continua bem viva e, ao que tudo indica, é para durar.