Xiaomi e Leica dão novo passo na parceria com Instituto Ótico

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 2 min.

A Xiaomi, em parceria com a Leica Camera AG, acaba de anunciar a criação do Instituto Ótico Xiaomi x Leica. Esta colaboração promete ser um novo passo para as soluções óticas nos smartphones e quer reforçar a ambição das marcas em estar na linha da frente da fotografia mobile.

Esta parceria estratégica entre a Xiaomi e a Leica vai combinar o melhor dos dois mundos. Por um lado, a inovação tecnológica da Xiaomi e, por outro, a excelência ótica da Leica. Juntas, as duas gigantes pretendem desbloquear novas possibilidades na tecnologia de imagem para smartphones, com novos parâmetros de excelência em fotografia mobile.

O Instituto Ótico Xiaomi x Leica é o campo de batalha escolhido para esta revolução. Este vai concentrar-se em avanços científicos e na integração interdisciplinar de imagens digitais e tecnologias de IA.

Primeiro produto da união é o Xiaomi 14 Ultra

O primeiro produto desta união é o Xiaomi 14 Ultra. Este smartphone está prestes a ser apresentado e promete um desempenho fotográfico acima da média. Este smartphone representa a implementação prática das normas estabelecidas pelo Instituto. Mas segundo as marcas, é apenas o início.

O Instituto Ótico Xiaomi x Leica tem como missão promover a inovação contínua na tecnologia ótica de imagem mobile. E vai focar-se em quatro pilares técnicos.

  • Desenvolver lentes óticas de ultra precisão
  • Alcançar o desempenho ideal em fotografia computacional
  • Manter os padrões óticos mais rigorosos
  • Explorar a vanguarda da tecnologia optoeletrónica

Para tal, a Xiaomi e a Leica mobilizaram uma equipa de mais de 200 especialistas. Entre estes encontram-se figuras de nomeada como Peter Karbe, da Leica, e Zeng Xuezong, da Xiaomi. O Instituto contará com três grandes laboratórios em Pequim. Estes estarão equipados com as mais avançadas tecnologias para pesquisa em hardware de câmara, imagem e avaliação da qualidade da imagem.

William Lu, Sócio e Presidente do Xiaomi Group, expressou confiança nesta parceria, destacando o compromisso de ambas as empresas em alargar os limites das capacidades óticas de imagem mobile. Matthias Harsch, Diretor Executivo da Leica Camera AG, reforçou a importância desta colaboração, destacando o sistema ótico do Xiaomi 14 Ultra como um marco na colaboração entre as duas marcas e um símbolo da liderança na próxima geração de imagens óticas mobile.

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.