Após 13 anos de dedicação à sua interface de utilizador, a Xiaomi decidiu abandonar a MIUI para dar lugar a um sistema operativo completamente novo, o HyperOS. Este movimento que vinha a ser falado nas últimas semanas marca uma nova era não apenas para os smartphones da marca, mas para toda a sua vasta gama de produtos.
O HyperOS surge com a promessa de unificar e melhorar a experiência de utilização em mais de 200 categorias de produtos da Xiaomi. Este vai abranger desde dispositivos inteligentes para casa até aos aguardados automóveis.
“Estou muito animado para partilhar o grande anúncio da MIUI - o novo Xiaomi HyperOS. Ele virá pré-instalado com a mais recente série topo de gama Xiaomi 14 e substituirá gradualmente a MIUI. Mal posso esperar por esta nova era de hiper desempenho, fluidez e conectividade entre smartphones e AIoT!”, afirmou Alvin Tse vice-presidente da Xiaomi Global
HyperOS marcará nova era além dos smartphones
Segundo a Xiaomi, o HyperOS foi construído com base numa integração profunda entre Android e o sistema própria Vela, que possui uma arquitetura subjacente completamente reescrita. O objetivo passa preparar uma base comum para a "Internet das Coisas", capaz de suportar ligações entre dezenas de milhares de milhões de dispositivos no futuro.
“Em 2014, quando o negócio da IoT começou a tomar forma, iniciamos o desenvolvimento exploratório e a verificação. Em 2017, foi lançada oficialmente a investigação e desenvolvimento de um novo sistema para apoiar todos os dispositivos e aplicações ecológicas com uma estrutura de sistema integrada. Este é o nosso objetivo”, afirmou Lei Jun CEO da Xiaomi, na rede social Weibo.
A Xiaomi confirmou que o HyperOS será lançado globalmente e fará a sua estreia no aguardado Xiaomi 14. Ainda que detalhes específicos acerca das novas funcionalidades permaneçam escassos, a expectativa é alta. A comunidade tecnológica aguarda agora pelo lançamento dos novos topos de gama da marca para conhecer o HyperOS em toda a sua glória.
Além do nome, a empresa não revelou até ao momento nenhuma pré-visualização de como será a interface do novo sistema operativo. Isto deixa os utilizadores e fãs da marca à espera de mais informações, que deverão ser fornecidas no evento de lançamento dos novos modelos de smartphone.
Editores 4gnews recomendam: