Xiaomi define data para a chegada da MIUI 12.5 Enhanced Version. Vê aqui!

Rui Bacelar
67 comentários

A semana passada ficou marcada pela apresentação de novos produtos Xiaomi naquele que foi o segundo grande evento da fabricante chinesa liderada por Lei Jun. Entre as novidades temos uma nova versão da sua interface, a MIUI 12.5 Enhanced Version.

Tal como o seu nome indica, trata-se de uma versão melhorada da atual MIUI 12 baseada no sistema operativo Android 12. Foi uma das primeiras novidades a ser apresentadas no último evento, introduzida em jeito de correção face aos erros das versões existentes.

A MIUI 12.5 Enhanced Version começa a chegar aos smartphones Xiaomi

MIUI 12.5 Enhanced Version
Calendarização para a distribuição da MIUI 12.5 Enhanced Version.

A existência e início da distribuição da nova versão da MIUI foi anunciada por Jin Fan, diretor de produto na Xiaomi e responsável máximo pela experiência de utilização da MIUI. Com efeito, a MIUI 12.5 Enhanced Version já está em distribuição.

As primeiras unidades de smartphones Xiaomi começaram a receber as novidades a 13 de agosto, em primeiro lugar na China. Note-se que esta será uma distribuição gradual e faseada, tal como indica a tabela acima, chegam aos seguintes smartphones:

  • Xiaomi Mi 11 Ultra,
  • Xiaomi Mi 11 Pro,
  • Redmi K40 Pro,
  • Xiaomi Mi 10S,
  • Xiaomi Mi 11,
  • Redmi K30S Ultra,
  • Xiaomi Mi 10 / Ultra / Pro,
  • Redmi K40,
  • Redmi K30 Pro

Esta é a ordem de chegada das novidades Xiaomi aos respetivos smartphones, sendo também distribuída na Europa e demais mercados globais em que a fabricante opera. Como tem vindo a ser hábito, trata-se de uma atualização via OTA (over the air).

Terá chegado aos smartphones Xiaomi até ao próximo dia 27

Xiaomi MIUI 12.5 Enhanced Version
Algumas das alterações gráficas introduzidas pela MIUI 12.5 Enhanced Version.

Perante a informação divulgada pela Xiaomi (lista acima), as novidades estarão disponíveis apenas para os modelos mais caros e mais recentes. Contudo, face ao histórico da fabricante, é provável que a atualização chegue a mais smartphones Xiaomi.

Aliás, como a própria Xiaomi terá informado, devido a condicionantes internas, a atualização chegará em primeiro lugar aos modelos supracitados. A fabricante afirmou também que este processo será algo demorado, começando a 13 de agosto com duração prevista até ao próximo dia 27 do mesmo mês.

Esta foi a data - 27 de agosto - apontada pela Xiaomi para o término da primeira ronda de atualizações. Assim, até ao dia estipulado, todos os modelos listados deverão ter recebido, pelo menos na China, a nova versão MIUI 12.5 Enhanced Version (EV).

Há quatro grandes novidades na nova MIUI 12.5 EV (Enhanced Version)

Xiaomi MIUI 12.5

1. Liquid Storage: o armazenamento líquido garante uma monitorização altamente criteriosa do grau de fragmentação do armazenamento interno. Isto resultará num aumento da eficiência de desfragmentação de até 60%.

Para o utilizador, de acordo com os testes efetuados pela Xiaomi, após 36 meses de utilização, a diminuição da velocidade de escrita e leitura na memória é de apenas 5%. Na prática, esta novidade manterá o smartphone rápido a longo prazo.

2. Atomic Memory: uma gestão ultra-granular da memória que também divide a memória das aplicações. De igual modo, dá prioridade às tarefas importantes e "ignora" processos não prioritários para otimizar a utilização da memória interna.

Segundo os testes da Xiaomi, efetuados num Mi 10 Ultra, há melhorias na ordem dos 64% na gestão da capacidade da memória.

3. Intelligent Balance: garante que o hardware de topo manterá o desempenho de alto nível independentemente das condições de utilização, sem que algumas apps obstruam a performance. Ao mesmo tempo, diminui o consumo energético em cerca de 10%.

4. Focus Computing: modo desenvolvido para 51 cenários de utilização típica que dá prioridade de recursos aos processos mais importantes e notórios para os utilizadores. Ao mesmo tempo, diminui a alocação de recursos para tarefas menos importantes sendo executadas em segundo plano.

Na prática, a Xiaomi aponta uma diminuição de 15% na carga sobre o CPU e poupança de energia na ordem dos 8%.

Antes de ires, vê os 10 novos produtos da fabricante, bem como os respetivos preços anunciados pela Xiaomi.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.