Xiaomi define data para a chegada da MIUI 12.5 Enhanced Version. Vê aqui!

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A semana passada ficou marcada pela apresentação de novos produtos Xiaomi naquele que foi o segundo grande evento da fabricante chinesa liderada por Lei Jun. Entre as novidades temos uma nova versão da sua interface, a MIUI 12.5 Enhanced Version.

Tal como o seu nome indica, trata-se de uma versão melhorada da atual MIUI 12 baseada no sistema operativo Android 12. Foi uma das primeiras novidades a ser apresentadas no último evento, introduzida em jeito de correção face aos erros das versões existentes.

A MIUI 12.5 Enhanced Version começa a chegar aos smartphones Xiaomi

A existência e início da distribuição da nova versão da MIUI foi anunciada por Jin Fan, diretor de produto na Xiaomi e responsável máximo pela experiência de utilização da MIUI. Com efeito, a MIUI 12.5 Enhanced Version já está em distribuição.

As primeiras unidades de smartphones Xiaomi começaram a receber as novidades a 13 de agosto, em primeiro lugar na China. Note-se que esta será uma distribuição gradual e faseada, tal como indica a tabela acima, chegam aos seguintes smartphones:

  • Xiaomi Mi 11 Ultra,
  • Xiaomi Mi 11 Pro,
  • Redmi K40 Pro,
  • Xiaomi Mi 10S,
  • Xiaomi Mi 11,
  • Redmi K30S Ultra,
  • Xiaomi Mi 10 / Ultra / Pro,
  • Redmi K40,
  • Redmi K30 Pro

Esta é a ordem de chegada das novidades Xiaomi aos respetivos smartphones, sendo também distribuída na Europa e demais mercados globais em que a fabricante opera. Como tem vindo a ser hábito, trata-se de uma atualização via OTA (over the air).

Terá chegado aos smartphones Xiaomi até ao próximo dia 27

Perante a informação divulgada pela Xiaomi (lista acima), as novidades estarão disponíveis apenas para os modelos mais caros e mais recentes. Contudo, face ao histórico da fabricante, é provável que a atualização chegue a mais smartphones Xiaomi.

Aliás, como a própria Xiaomi terá informado, devido a condicionantes internas, a atualização chegará em primeiro lugar aos modelos supracitados. A fabricante afirmou também que este processo será algo demorado, começando a 13 de agosto com duração prevista até ao próximo dia 27 do mesmo mês.

Esta foi a data - 27 de agosto - apontada pela Xiaomi para o término da primeira ronda de atualizações. Assim, até ao dia estipulado, todos os modelos listados deverão ter recebido, pelo menos na China, a nova versão MIUI 12.5 Enhanced Version (EV).

Há quatro grandes novidades na nova MIUI 12.5 EV (Enhanced Version)

1. Liquid Storage: o armazenamento líquido garante uma monitorização altamente criteriosa do grau de fragmentação do armazenamento interno. Isto resultará num aumento da eficiência de desfragmentação de até 60%.

Para o utilizador, de acordo com os testes efetuados pela Xiaomi, após 36 meses de utilização, a diminuição da velocidade de escrita e leitura na memória é de apenas 5%. Na prática, esta novidade manterá o smartphone rápido a longo prazo.

2. Atomic Memory: uma gestão ultra-granular da memória que também divide a memória das aplicações. De igual modo, dá prioridade às tarefas importantes e "ignora" processos não prioritários para otimizar a utilização da memória interna.

Segundo os testes da Xiaomi, efetuados num Mi 10 Ultra, há melhorias na ordem dos 64% na gestão da capacidade da memória.

3. Intelligent Balance: garante que o hardware de topo manterá o desempenho de alto nível independentemente das condições de utilização, sem que algumas apps obstruam a performance. Ao mesmo tempo, diminui o consumo energético em cerca de 10%.

4. Focus Computing: modo desenvolvido para 51 cenários de utilização típica que dá prioridade de recursos aos processos mais importantes e notórios para os utilizadores. Ao mesmo tempo, diminui a alocação de recursos para tarefas menos importantes sendo executadas em segundo plano.

Na prática, a Xiaomi aponta uma diminuição de 15% na carga sobre o CPU e poupança de energia na ordem dos 8%.

Antes de ires, vê os 10 novos produtos da fabricante, bem como os respetivos preços anunciados pela Xiaomi.

Editores 4gnews recomendam:

  • Huawei acusada de pressionar empresa norte-americana para instalar backdoor
  • Google Pixel 5a 5G é o próximo smartphone barato e bom a chegar em 2021
  • OPPO Find X3 Pro destaca-se como um dos melhores smartphones em 2021
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.