Home Android

Xiaomi quer salvar as fotos do teu smartphone com o DeepExposure

Trata-se de um novo algoritmo de processamento das imagens para os Xiaomi

Xiaomi Mi 8 Lite Android smartphone software DeepExposure fotografia
A fabricante chinesa apresenta-nos agora um novo trunfo graças à Inteligência Artificial.

As câmaras fotográficas dos nossos smartphones são cada vez mais capazes e mais utilizadas no dia-a-dia. Aliás, quando procuramos um novo smartphone Android a câmara é um quesito tão ou mais importante do que o ecrã ou tamanho do dispositivo. Nesse sentido, a Xiaomi apresenta-nos agora o seu software para fotografia, o DeepExposure.

É exatamente nas câmaras fotográficas que temos sentido a maior aposta por parte das várias fabricantes Android. De facto, é sem dúvida intrigante vermos mais sensores fotográficos, melhores lentes e até mesmo a inteligência artificial a ajudar. Tudo isto para que possamos guardar os melhores momentos do nosso dia-a-dia.

Vê ainda: Xiaomi Pocophone F1 bate recorde que poucos esperavam

Em primeiro lugar, numa fase inicial sentimos que os consumidores associavam qualidade fotográfica ao número de megapixéis – MP’s. Todavia, este paradigma foi sendo gradualmente alterado com a associação a passar para o número de câmaras fotográficas.

Todavia, esta qualidade fotográfica deve-se tanto à qualidade do hardware como à qualidade do software. Prova disso mesmo são os smartphones Google Pixel bem como os Huawei Mate 20 Pro, cada qual com os seus argumentos.

DeepExposure é o novo e promissor software para fotografia da Xiaomi

De facto, sentimos que o software tem um enorme potencial para melhorar as nossas fotografias. Independentemente da marca, seja ela Xiaomi ou qualquer outra, o software não está sujeito às mesmas restrições do hardware. Isto é, ao passo que as lentes e sensor de um smartphone nunca poderão exceder X dimensões, o software tem um potencial incrível. Nesse sentido temos agora a oportunidade de dar a conhecer o DeepExposure.

Xiaomi Inteligência Artificial software smartphones Android fotografia
Diagrama do funcionamento deste software da Xiaomi ao serviço da fotografia nos smartphones Android

Em primeiro lugar, o DeepExposure foi agora apresentado pela Xiaomi e é muito mais do que um simples filtro. Aliás, é um novo factor que poderá ajudar todo e qualquer utilizador de equipamentos Xiaomi a conseguir a melhor fotografia possível.

O DeepExposure conjuga várias fotografias numa só

E se até ao momento a junção entre fotografia e software se baseava principalmente na aplicação de filtros, este paradigma já começa a mudar. Isto é, mais do que ajustar cores ou efeitos, o software já nos auxilia a capturar fotografias melhores.

É também aqui que entre este DeepExposure da Xiaomi, um software que conjugará várias fotografias para nos dar um ótimo resultado final. Isto é, capturando várias fotos e utilizando os dados de cada uma para nos dar um equilíbrio “perfeito” entre cor, equilíbrio de brancos bem como a exposição e outros fatores.

Xiaomi AI smartphone Android Inteligência Artificial software fotografia
Imagens com vários graus de exposição, conjugadas numa só. Acima vemos alguns exemplos disso mesmo.

Nesse sentido, tal como nos indica a imprensa internacional, vemos agora um dos novos produtos da Xiaomi. O seu nome, DeepExposure, poderia ser traduzido para exposição profunda e dá-nos já uma boa indicação do seu “modus operandi”.

Como funciona o DeepExposure da Xiaomi para os seus smartphones Android?

Em primeiro lugar, com base no documento fornecido pela empresa já temos uma boa ideia da forma como irá operar. Na prática começará por dividir uma imagem em várias porções ou segmentos. A partir daí ajustará a exposição de cada uma destas porções individualmente.

Em segundo lugar o DeepExposure da Xiaomi vai conjugar (mesclar) todas as porções anteriores numa só imagem final. Tudo isto para nos dar uma fotografia com mais brilho e mais detalhe bem como nitidez.

Já segundo a publicação GizmoChina, a Xiaomi terá treinado este sistema de inteligência artificial com mais de 3000 fotos da base de dados MIT-Adobe FiveK. Esta base de dados conta com ficheiros RAW submetidos por profissionais da área.

A Google já há muito que se destaca pelo seu software

A Xiaomi está longe de ser a única fabricante a utilizar um algoritmo (software) de inteligência artificial para melhorar as suas imagens. Veja-se a Huawei bem como a Google a título de exemplo.

Google Pixel 3 XL Android Pie 1 Xiaomi DeepExposure smartphone Android software fotografia
A Google destaca-se com o seu prodigioso software nos seus smartphones Android.

Aliás, o software Night Sight consegue operar autênticos milagres em fotografias noturnas ou em condições de baixa luminosidade. É semelhante ao DeepExposure de Xiaomi e foi introduzido com os novos smartphones Pixel 3 e Pixel 3XL.

Quão bom é o DeepExposure da Xiaomi? Só o tempo o dirá!

Na prática o que este software da Google faz é muito similar ao novo DeepExposure ao analisar os vários níveis de exposição de uma foto. Em seguida o software da Google vai combinar várias das informações recolhidas numa só imagem retocada.

Em terceiro lugar poderíamos também referir a OnePlus com o seu Modo Noite um modo que tenta replicar o software da Google. Todavia, para já temos que dar o devido crédito à Google enquanto detentora da melhor solução de software para fotografia.

Em suma, é verdade que o cenário ideal inclui um ótimo hardware e um bom software nos nossos smartphones. Ora, felizmente é isso que vemos com crescente frequência neste mercado de dispositivos móveis. Aliás, sendo o DeepExposure da Xiaomi exemplo disso mesmo.

Seja como for, temos cada vez mais uma câmara fotográfica fantástica no nosso bolso!

Editores 4gnews recomendam:

Mi Mix 3 pode afinal ser o primeiro com o Snapdragon 855

Xiaomi e Huawei preparam-se para crescer como nunca em 2019

Xiaomi prepara smartphone com câmara de 48MP! Será o Xiaomi Mi 9?

Fonte | via

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).