Xiaomi quer salvar as fotos do teu smartphone com o DeepExposure

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

As câmaras fotográficas dos nossos smartphones são cada vez mais capazes e mais utilizadas no dia-a-dia. Aliás, quando procuramos um novo smartphone Android a câmara é um quesito tão ou mais importante do que o ecrã ou tamanho do dispositivo. Nesse sentido, a Xiaomi apresenta-nos agora o seu software para fotografia, o DeepExposure.

É exatamente nas câmaras fotográficas que temos sentido a maior aposta por parte das várias fabricantes Android. De facto, é sem dúvida intrigante vermos mais sensores fotográficos, melhores lentes e até mesmo a inteligência artificial a ajudar. Tudo isto para que possamos guardar os melhores momentos do nosso dia-a-dia.

Vê ainda: Xiaomi Pocophone F1 bate recorde que poucos esperavam

Em primeiro lugar, numa fase inicial sentimos que os consumidores associavam qualidade fotográfica ao número de megapixéis - MP's. Todavia, este paradigma foi sendo gradualmente alterado com a associação a passar para o número de câmaras fotográficas.

Todavia, esta qualidade fotográfica deve-se tanto à qualidade do hardware como à qualidade do software. Prova disso mesmo são os smartphones Google Pixel bem como os Huawei Mate 20 Pro, cada qual com os seus argumentos.

DeepExposure é o novo e promissor software para fotografia da Xiaomi

De facto, sentimos que o software tem um enorme potencial para melhorar as nossas fotografias. Independentemente da marca, seja ela Xiaomi ou qualquer outra, o software não está sujeito às mesmas restrições do hardware. Isto é, ao passo que as lentes e sensor de um smartphone nunca poderão exceder X dimensões, o software tem um potencial incrível. Nesse sentido temos agora a oportunidade de dar a conhecer o DeepExposure.

Em primeiro lugar, o DeepExposure foi agora apresentado pela Xiaomi e é muito mais do que um simples filtro. Aliás, é um novo factor que poderá ajudar todo e qualquer utilizador de equipamentos Xiaomi a conseguir a melhor fotografia possível.

O DeepExposure conjuga várias fotografias numa só

E se até ao momento a junção entre fotografia e software se baseava principalmente na aplicação de filtros, este paradigma já começa a mudar. Isto é, mais do que ajustar cores ou efeitos, o software já nos auxilia a capturar fotografias melhores.

É também aqui que entre este DeepExposure da Xiaomi, um software que conjugará várias fotografias para nos dar um ótimo resultado final. Isto é, capturando várias fotos e utilizando os dados de cada uma para nos dar um equilíbrio "perfeito" entre cor, equilíbrio de brancos bem como a exposição e outros fatores.

Nesse sentido, tal como nos indica a imprensa internacional, vemos agora um dos novos produtos da Xiaomi. O seu nome, DeepExposure, poderia ser traduzido para exposição profunda e dá-nos já uma boa indicação do seu "modus operandi".

Como funciona o DeepExposure da Xiaomi para os seus smartphones Android?

Em primeiro lugar, GizmoChina, a Xiaomi terá treinado este sistema de inteligência artificial com mais de 3000 fotos da base de dados MIT-Adobe FiveK. Esta base de dados conta com ficheiros RAW submetidos por profissionais da área.

A Google já há muito que se destaca pelo seu software

A Xiaomi está longe de ser a única fabricante a utilizar um algoritmo (software) de inteligência artificial para melhorar as suas imagens. Veja-se a Google a título de exemplo.

Aliás, o software Night Sight consegue operar autênticos milagres em fotografias noturnas ou em condições de baixa luminosidade. É semelhante ao DeepExposure de Xiaomi e foi introduzido com os novos smartphones Pixel 3XL.

Quão bom é o DeepExposure da Xiaomi? Só o tempo o dirá!

Na prática o que este software da Google faz é muito similar ao novo DeepExposure ao analisar os vários níveis de exposição de uma foto. Em seguida o software da Google vai combinar várias das informações recolhidas numa só imagem retocada.

Em terceiro lugar poderíamos também referir a OnePlus com o seu Modo Noite um modo que tenta replicar o software da Google. Todavia, para já temos que dar o devido crédito à Google enquanto detentora da melhor solução de software para fotografia.

Em suma, é verdade que o cenário ideal inclui um ótimo hardware e um bom software nos nossos smartphones. Ora, felizmente é isso que vemos com crescente frequência neste mercado de dispositivos móveis. Aliás, sendo o DeepExposure da Xiaomi exemplo disso mesmo.

Seja como for, temos cada vez mais uma câmara fotográfica fantástica no nosso bolso!

Editores 4gnews recomendam:

Mi Mix 3 pode afinal ser o primeiro com o Snapdragon 855

Xiaomi e Huawei preparam-se para crescer como nunca em 2019

Xiaomi prepara smartphone com câmara de 48MP! Será o Xiaomi Mi 9?

via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.