Na sua página oficial, a Xiaomi partilha alguns artigos onde dá sugestões de procedimentos a ter com certos dispositivos. Recentemente, a marca publicou algumas dicas que visam manter o teu telemóvel Xiaomi mais seguro.
Em baixo, damos-te a conhecer algumas destas sugestões.
1. Ocultar certas fotografias
É possível que, no teu smartphone, estejam presentes algumas fotografias que só queres que sejam vistas por ti. Dito isto, a boa notícia é que a Xiaomi tem ferramentas que te permitem ocultar o conteúdo de ser visto, no futuro, por alguém que, por algum motivo, use o teu telemóvel.
Para ativar esse recurso, tens de seguir um pequeno conjunto de passos:
-
Abrir a Galeria
-
Escolher o Álbum onde está a fotografia que queres
-
Clicar no botão de “+” para criar novo álbum
-
Escolher a fotografia que queres
-
Clicar em “Mover” ou “Copiar”
-
Clicar em “Ocultar”
Depois de ocultar o teu álbum, no caso de quereres voltar a vê-lo, apenas tens de clicar nos três pontos verticais no canto superior esquerdo. De seguida, deves optar por “Definições” e logo clicar em “Ver Álbuns Ocultos”.
2. Manter as notas privadas
Mais uma vez, é possível ocultar certas informações no teu telemóvel: desta vez, as Notas. Para tal, o processo é relativamente semelhante ao anterior das fotografias. Tudo começa por abrir a aplicação.
Supondo que lá tens um texto privado que não queres que alguém, por curiosidade, veja, deves clicar nos três pontos verticais do canto esquerdo superior. Novamente, deves clicar onde diz “Ocultar”.
Se depois quiseres encontrar as notas ocultas na app, deves dar um scroll para baixo. Ao fazê-lo, irás ver que te vai aparecer uma senha ou padrão de segurança para preencher. Este indica que és, de facto, tu que estás a aceder à nota privada.
3. Controlar a tua privacidade em algumas apps
Há outra forma de controlar a segurança do teu telemóvel, que consiste em controlar a privacidade que tens numa certa app. Na prática, isto significa que podes ver os dados que a aplicação coleciona, de maneira a conferir que só é usado o estritamente necessário.
Este rastreio é simples de se fazer e requer o seguinte conjunto de passos:
-
Abrir “Segurança”
-
Fazer scroll para cima, de maneira a abrir a caixa de ferramentas
-
Clicar em “Privacidade”
-
Analisar o comportamento da app
Como podes ver na imagem acima, é possível ver as apps que acedem à tua localização, microfone, contactos, entre outros elementos. Se alguma aplicação tiver esse acesso e achares o mesmo indevido, poderás considerar apagar a mesma.