Logo no início de 2025, a Xiaomi introduziu várias mudanças na sua política de desbloqueio de bootloader. Tudo para que os utilizadores estejam mais seguros e prevenidos contra um uso indevido. Neste artigo mostramos-te as principais mudanças.
O que é o desbloqueio do Bootloader?
Antes de falarmos das mudanças, vamos recordar o que é o desbloqueio do Bootloader. Na prática, este desbloqueio permite que os utilizadores possam fazer alterações no software do dispositivo – como por exemplo, fazer root (edição do diretório de arquivos do sistema operativo). Este recurso é especialmente útil para programadores ou utilizadores mais avançados.
Processo mais rigoroso
Em nome da segurança, a Xiaomi tornou o processo de desbloqueio do Bootloader muito mais rigoroso. Agora, os utilizadores têm de responder a perguntas de elegibilidade, fazer registo, vincular uma conta ao dispositivo, desbloquear e usar depois do desbloqueio tudo no mesmo dispositivo.
Com o processo a ser executado num só equipamento é possível evitar, de forma mais segura, modificações não autorizadas.
Desbloqueio com data de validade
A partir de agora, assim que o utilizador receber a autorização para desbloqueio tem 14 dias (ou 336 horas) para finalizar o processo de vinculação e desbloqueio.
Se nada acontecer durante este período de validade, a permissão é anulada e não pode ser reemitida ou estendida no tempo.
Um dispositivo por ano
No início de 2025, a Xiaomi colocou também o limite de apenas um dispositivo poder passar pelo processo de desbloqueio de Bootloader. Agora, os utilizadores têm de esperar 12 meses até conseguirem reproduzir este processo em outro dispositivo.
Recorde-se que, anteriormente, a Xiaomi permitia que até três dispositivos fossem desbloqueados, quer no mercado chinês, quer a nível global.
Em nome próprio
Agora, todas as operações relativas ao desbloqueio de Bootloader têm de ser efetuadas pelo titular da conta Xiaomi verificada.
Se um utilizador tentar usar a sua conta para desbloqueio num terminal que não o seu pode sofrer consequências drásticas, como suspensão permanente da conta ou até mesmo uma ação legal.
Recentemente, no mercado português, a Xiaomi lançou a nova série Redmi Note 14 que o 4gnews já teve oportunidade de testar e que tem já um desconto na Amazon Espanha.