
A Xiaomi anunciou que o seu tablet de gaming de última geração da Black Shark, a sua subsidiária focada em dispositivos para jogos, será lançado globalmente. Nomeado de Shark Gaming Tablet, o dispositivo foi apresentado no final do ano passado e agora foi apresentado no site global da marca.
Hardware focado em gaming
O novo tablet da Black Shark conta com um ecrã mais compacto de 8,8 polegadas — com margens consideravelmente grossas —, resolução 2.5K (2560 x 1600 píxeis), taxa de atualização de 144 Hz e brilho máximo de até 6000 nits.
O seu design traseiro conta com algumas linhas que são características da Black Shark e remetem à estética de gaming. Segundo a marca, o lançamento foi fabricado com liga de alumínio de “nível aeroespacial” e “acabamento a laser”. O tablet está disponível nas cores Preto e Prata.
Por dentro, o Shark Gaming Tablet conta com o Snapdragon 8s Gen 3 da Qualcomm, que não é um processador topo de gama, afinal foi lançado em 2024 e o seu sucessor, o Snapdragon 8s Gen 4, já está disponível. Ainda assim, é um ótimo chip para gaming e multitarefa, pois conta com uma NPU de 40 TOPS para processamento de IA e uma alta pontuação no AnTuTu de mais de 1,9 milhão.
O processamento do dispositivo também é otimizado graças a um sistema de arrefecimento com câmara de vapor, múltiplas camadas de grafeno e estrutura de metal, além de um arrefecedor magnético vendido à parte.

Em relação ao armazenamento e memória, o tablet conta com 12 GB de RAM LPDDR5X e 256 GB de armazenamento interno, com expansão de até 2 TB via cartão.
Como não é o foco do dispositivo, o tablet conta com uma câmara traseira de 13 MP e uma frontal de 5 MP. Isso deve ser suficiente para registos simples e chamadas de vídeo.
Para garantir horas de jogos e entretenimento, o Shark Gaming Tablet conta com uma bateria de 7300 mAh, o que, segundo a Black Shark, garante 5,6 horas para jogos e 7 horas para reprodução de vídeo.
Sobre a conectividade, o dispositivo conta com suporte para Wi-Fi 6 de banda dupla e Bluetooth 5.4. Ele também tem saída DisplayPort para vídeos com resolução de até 4K.
Disponibilidade
Apesar de todas as especificações já terem sido reveladas, a Xiaomi e a Black Shark não divulgaram o preço do tablet, data de lançamento ou regiões em que ele estará disponível. Tendo em conta que a Xiaomi já lançou alguns dispositivos da sua subsidiária de gaming em Portugal, a expectativa é que o Shark Gaming Tablet possa chegar oficialmente por cá.