A Xiaomi confirmou que os smartphones das séries Mi 10 e Mi 11 estão programados para receber a atualização HyperOS a partir de meados de abril. Esta novidade chegou através de Zhang Guoquan. O diretor do departamento de software da Xiaomi esteve numa sessão de perguntas e respostas aos utilizadores na plataforma Weibo.
O HyperOS é o sistema operativo renovado da Xiaomi, lançado em dezembro de 2023. Deu lugar à MIUI e pretende ser uma evolução importante. Este sistema combina o projeto Android Open Source (AOSP) com o VelaOS da Xiaomi.
O objetivo é unificar a experiência de software em toda a linha de produtos da marca. Assim, integra a MIUI, Vela, Mina e até o sistema operativo automóvel da Xiaomi numa única plataforma.
O lançamento do HyperOS foi feito de forma escalonada. Começou com dispositivos como a série Xiaomi 14 e Redmi K70, que receberam o sistema de fábrica. Depois deram-se as atualizações para a série Xiaomi 13, Redmi K60 e os tablets Xiaomi Pad.
O segundo lote de atualizações vai ocorrer até junho de 2024. Abrange uma ampla variedade de dispositivos Xiaomi e Redmi, como os topo de gama da série Xiaomi 12S e os telefones MIX Fold. Mas também como opções populares de gama média, como a série Redmi K50 e Redmi Note.
Mi 10 e Mi 11 poderão ficar-se pelo Android 13
É importante notar é que a atualização HyperOS para as séries Mi 10 e Mi 11 poderá não incluir o Android 14. O HyperOS para modelos mais antigos é baseado no Android 13. Várias fontes sugerem que o Redmi K50 Gaming Edition já começou os testes internos com a versão 1.0.2.0.ULJCNXM do HyperOS.
Muitos dispositivos da Xiaomi ainda aguardam a transição para o HyperOS. Falamos do Redmi K60E, vários modelos das séries Redmi Note 11 e 12, e a série Redmi Pad. Os utilizadores da Xiaomi devem manter-se atentos aos anúncios oficiais sobre a atualização HyperOS para os seus dispositivos.
Xiaomi 14
Ecrã: 6,36 polegadas, 120 Hz, 3000 nits
Bateria: 4610 mAh, 90 W
Processador: Snapdragon 8 Gen 3
Câmaras: 50 MP + 50 MP + 50 MP