Os fabricantes cada vez apostam mais em wearables. Os gadgets que são uma extensão tecnológica e que facilmente poderás utilizar. Neste campo entram os smartwatches, earphones, smartbands e qualquer outro tipo de gadget que "dê para vestir".
A Xiaomi, por sua vez, é uma das marcas que mais investe no segmento. Exemplo disso é o sucesso da sua smartband Mi Band que ao longo dos anos tem ganho cada vez mais adeptos.
Mas nos últimos tempos não tem corrido de feição para a Xiaomi com marcas como a Huawei e Samsung a ganhar terreno. Ainda assim, a Xiaomi está no segundo lugar logo atrás da Apple.
O crescimento da Huawei e queda da Xiaomi
Podemos ver no gráfico acima que a Xiaomi até cresceu nas vendas do terceiro trimestre de 2018 para o de 2019. Contudo, teve um crescimento menor que os concorrentes que tem ganho cada vez mais cota de mercado.
Neste momento a Apple domina com 35% do mercado de wearables só com o Apple Watch e com os AirPods. Mas existe um destaque para a Samsung que cresceu 156.4% face ao ano passado e tem hoje 9.8% do mercado. A Huawei foi quem mais cresceu com 202.6% e está agora com uma cota de mercado de 8.4% a nível mundial.
Por fim, a Fitbit, que já dominou fortemente o mercado está em 5º lugar com apenas 4.1% do mercado e apenas 3.5 milhões de unidades vendidas no terceiro trimestre de 2019.
Apple continua a crescer
De referir, por último, que a Apple continua a crescer no setor. Tim Cook, CEO da Apple, tem dado cada vez mais importância a este tipo de gadgets e não é de espantar que esta importância tenha sido refletida em números. Ainda assim, os preços praticados pela Apple são consideravelmente mais elevados que os concorrentes. Nomeadamente a Xiaomi que ocupa o segundo posto.
Editores 4gnews recomendam:
- Realme: este é o preço dos concorrentes dos Xiaomi Mi True Wireless!
- SOS do Apple Watch volta a salvar vidas!
- Huawei GT 2 e Freebuds 3 ganham novas cores de final do ano