Xiaomi Blackshark. Smartphone com pontuação fantástica na AnTuTu

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 4 min.

A Xiaomi já nos habitou aos seus smartphones com ótima relação preço / qualidade a aos melhores dispositivos de entrada que podes encontrar no mercado. Sim, sobretudo com os seus dispositivos económicos a marca conseguiu impor-se perante as gigantes. Aliás, no 2º maior mercado mundial, segundo a agência Canalys, a Xiaomi terá já ultrapassado a Samsung. Agora, poderá estar a preparar-se para apresentar um dispositivo misterioso, avisto agora na AnTuTu o smartphone Xiaomi BlackShark.

Pessoalmente não acredito que se possa sequer falar em "categoria" de smartphones para jogo. Para já temos apenas um exemplar, o Razer Phone e mesmo esse é um dispositivo nicho dentro de um nicho em si (o mundo Gaming). Todavia, não tenho a menor dúvida de que a Xiaomi esteja a preparar um novo smartphone extremamente poderoso. Afinal de contas, a pontuação registada na AnTuTu assim o indicia.

Vê ainda: 20 novas Apps temporariamente grátis na Google Play Store

Este smartphone misterioso foi descoberto na rede social chinesa, a Weibo. Seria entretanto partilhado e noticiado em primeira mão pela publicação gadgets 360. Agora, está na hora de olhar para esta bela pontuação na AnTuTu e de equacionar aquilo que pode representar.

Será um smartphone para jogos da Xaiomi? Pessoalmente não creio. Porquê? Ora, todo este "nicho" é apenas isso, uma peculiaridade dentro de um mercado cada vez mais saturado. Mesmo assim, reconheço que possam ganhar novo ímpeto num futuro próximo e influenciar cada vez mais marcas a apostar no segmento Gaming dentro do mercado mobile.

Xiaomi BlackShark, o smartphone para jogos da Xiaomi?

À medida que processadores, gráficas e memórias se vão tornando mais rápidas. À medida que as baterias vão aumentado de capacidade e autonomia. À medida que os ecrãs vão aumentando a taxa de refrescamento, mesmo num smartphone, acredito que a pouco e pouco possa surgir um pequeno segmento de smartphones para jogos. Isto claro, se também a indústria gaming criar cada vez mais títulos que possam tirar proveito de toda uma nova categoria de smartphones. Uma mão lava a outra ou neste caso, uma auxiliará a outra. Pois bem, o que nos trará este Xiaomi BlackShark?

Quem é o Xiaomi BlackShark?

Agora, segundo nos conta a imprensa internacional, o Razer Phone terá causado ondas de comoção por toda a China. Sendo este o país natal da Xiaomi e estando a fabricante chinesa sempre à procura do próximo desafio, poderá o Xiaomi BlackShark ser efetivamente um smartphone para jogos?

A listagem na aplicação de testes e benchmarks, AnTuTu não mente. Trata-se de um novo smartphone com o nome de código Xiaomi BlackShark e a sua pontuação intimida. Aliás, é uma das melhores pontuações alguma vez registadas na plataforma AnTuTu.

O que nos mostra a AnTuTu?

As suas especificações são igualmente impressionantes. Temos aqui o processador Qualcomm Snapdragon 845, o novo motor da fabricante norte-americana. Temos ainda a gráfica Adreno 630 para completar o "coração" do Xiaomi BlackShark. Sem esquecer os 8GB de memória RAM e...apenas 32GB de armazenamento interno. Este último parâmetro levanta "algumas" dúvidas relativamente à veracidade desta listagem na AnTuTu.

Podemos ver ainda a referência a um ecrã com resolução Full-HD+ de 1080x 2160 pixéis com o novo formato 18:9. As dimensões deste ecrã não são conhecidas, nem mesmo a tecnologia (IPS ou OLED) utilizada na sua construção. Apenas a resolução, os Full-HD+ que veremos em vários dispositivos este ano.

Quão poderoso é este smartphone segundo a AnTuTu?

Segundo esta listagem da AnTuTu, bastante! Com uma pontuação geral de 270,680 o Xiaomi BlackShark ultrapassa até mesmo o Samsung Galaxy S9. Aliás, ultrapassa também o Razer Phone por mais de 100 mil pontos. São valores que impressionam, isto claro, partindo do pressuposto que a listagem é verídica.

O diferencial de pontuações é grande ao ponto de podermos contar com diferenças significativas de performance. Caso o Xiaomi BlackShark se esteja a preparar para ser um smartphone Gaming então está mesmo no bom caminho.

Razer Phone poderá ter um rival no Xiaomi BlackShark

Temos ainda a presença, a referência ao sistema operativo Android Oreo 8.0. Caso este Xiaomi BlackShark exista mesmo, chegaria também com a ROM oficial, a interface da marca, a MIUI. Mais uma vez, algo que nos deixa de pé atrás relativamente a toda esta fuga de informação são os 32GB de armazenamento interno. Para um smartphone que se quer de topo, é gritante este valor.

Todavia, há uma pequena chama de esperança que dá alguma credibilidade a tudo isto. A Xiaomi tem uma marca chamada Black Shark, uma das suas subsidiárias. Por sua vez, esta empresa especializa-se no mobile gaming ou setor de jogos mobile. Desta forma, seria plausível que um possível smartphone lançado se chamasse Xiaomi BlackShark. Para já, permanece um mistério.

Poderá também ser apenas um protótipo do smartphone. Protótipo este que foi testado na plataforma AnTuTu. Isso poderia ajudar a explicar o porquê dos 32GB de memória interna num dispositivo topo de gama. Certo é, devem ler tudo isto com um bom grau de cepticismo. Até à apresentação oficial tudo pode mudar. Aliás, este smartphone pode não passar de uma mera falácia.

Opiniões?

Assuntos relevantes na 4gnews:

Internet. Browser tem novidades, já na Google Play Store

9 continuará abaixo do iPhone X nas Benchmarks

alaxy

Via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.