Xiaomi Black Shark Huawei P20 Pro Android Oreo Google
Como se compara o topo de gama da 3ª maior fabricante mundial ao smartphone para jogos da Xiaomi?

Apresentados em abril de 2018 e março de 2018, os Xiaomi Black Shark e o Huawei P20 Pro são dois dos melhores smartphones Android que podes comprar. Representam as apostas para o nicho gaming e para o segmento de luxo das fabricantes chinesa, a 4ª e 3ª maior fabricante mundial de dispositivos móveis.

Servem estas linhas para auxiliar o leitor / possível consumidor a encontrar o melhor smartphone de acordo com as suas necessidades. Para tal comparamos ambos os terminais. São dois topos de gama Android com muitas semelhanças entre si mas também com algumas diferenças marcantes.

Vê ainda: OnePlus 6 – Tudo o que já sabemos antes da apresentação no dia 16

Em primeiro lugar, o Xiaomi Black Shark é o mais recente produto da sub-marca da 4ª maior fabricante mundial. É um smartphone que prima pela relação preço / qualidade e por se dedicar completamente aos jogadores, os gamers e ao universo Gaming.

Já por outro lado o Huawei P20 Pro tem ambições bem maiores e globais. Esta que é a 3ª maior fabricante mundial de smartphones almeja alcançar o lugar da Apple e até mesmo o da Samsung. Para tal, começa por nos apresentar o smartphone com a melhor câmara fotográfica do mercado segundo os peritos da DxOMark. É um best-seller na Europa.

Xiaomi Black Shark vs Huawei P20 Pro – Quais as diferenças ?

Em primeiro lugar, ambos os smartphones utilizam “motores” extremamente poderosos, feitos pela Qualcomm e pela própria Huawei, respectivamente. Começando pelo Xiaomi Black Shark temos aqui o Snapdragon 845 no seu interior. É composto por um total de 8 núcleos de processamento, portanto um octa-core com frequências máximas de 2.7GHz. São núcleos Kryo 385 Gold e núcleos Kryo 385 Silver.

Já no Huawei P20 Pro temos aqui o CPU Kirin 970 da HiSilicon, uma filial da Huawei. Trata-se de um SoC (system on chip) octa-core (8 núcleos de processamento) com frequências máximas de processamento a 2.4GHz.

Este processador utiliza núcleos Cortex-A53 e Cortex-A73 agrupados em dois clusters. Temos também a placa gráfica Mali-G72 MP12. Neste momento conta com a melhor NPU (unidade de processamento neural) do mercado.

Software – Android Oreo da Google

Ambos se baseiam nesta plataforma da Google para dispositivos móveis, optando cada um deles pela sua própria UI. No caso do Xiaomi Black Shark temos a MIUI com um hub ou modo de jogos dedicado, o Shark Mode. Aí terás todo um leque de otimizações e conteúdo voltado para os jogos.Xiaomi Black Shark Android Oreo Huawei P20 Pro

Já no caso do Huawei P20 Pro temos aqui interface gráfica da marca, a EMUI 8.0 ou Emotion UI, também ela baseada na mesa versão do Android. Regra geral é uma UI bem aceite em Portugal.

Snapdragon 845 vs Kirin 970

Indo além do processador temos que prestar atenção à memória RAM. Neste quesito temos 6GB ou 8GB no Xiaomi Black Shark. Por outro lado, temos aqui 6GB de memória RAM no Huawei P20 Pro.

A memória RAM é importante para o multitasking, para ter várias apps abertas sem teres que te preocupar. Em nenhum dos topos de gama de ambas as marcas sentirás qualquer tipo de abrandamento ou lentidão, pelo menos durante uns bons anos.

Já ao nível de armazenamento interno temos 64GB ou 128GB no Xiaomi Black Shark. Já no Huawei P20 Pro temos um total de 128GB de memória interna. Todavia, não poderás utilizar um cartão de memória microSD para expandir este valor do armazenamento interno.

Vidro e metal são os materiais de eleição

A qualidade de construção, o design e o aspecto dos nossos dispositivos móveis é um aspecto tão ou mais importante que os demais. Isto porque vais ter que pegar e utilizar o smartphone vezes sem conta durante o dia. Ora, portanto é importante que escolhas algo adequado ao teu gosto.

Xiaomi Black Shark Android Oreo Huawei P20 ProAqui o Huawei P20 Pro é construído em vidro e em metal. Já por sua vez o Xiaomi Black Shark tendo uma construção mais robusta, em metal. Note-se que apenas o Huawei P20 Pro conta com certificação IP67, tornando-o imunes à água e às poeiras.

Huawei P20 Pro vs Xiaomi Black Shark – o Ecrã

Sendo o ecrã a “janela” de interação com o dispositivo móvel é extremamente importante que também o seu display te agrade. Será através dele que usufruirás do teu dispositivo móvel. Aqui isto é particularmente verdade num smartphone para jogos com é o caso do Xiaomi.

Começando pelo Huawei P20 Pro temos um ecrã de 6.1 polegadas de diagonal, uma tela Full-HD+, portanto 1080 x 2160 pixéis. Utiliza um display AMOLED com o formato / aspecto 18.7:9 e com uma densidade de 408 pixéis por polegada. Não especifica qualquer tipo de vidro resistente a riscos.

Por sua vez no Xiaomi Black Shark temos um ecrã de 5.99 polegadas de diagonal, uma tela Full-HD+, portanto 1080 x 2160 pixéis. Utiliza um display IPS LCD com o formato / aspecto 18:9 e com uma densidade de 403 pixéis por polegada. Não especifica qualquer tipo de vidro resistente a riscos.

Fotografia nestes dois “colossos”

No Huawei P20 Pro temos uma câmara tripla composta por um sensor primário de 40MP com abertura focal de f/1.8. A câmara secundária conta com 20MP de resolução e abertura focal de f/1.6. Temos ainda a câmara de 8MP dotada de zoom ótico e uma abertura focal de f/2.4.

Na parte frontal temos uma câmara de 24MP para selfies com abertura focal de f/2.0. Para a DxOMark esta é a melhor câmara fotográfica que alguma vez foi utilizada num dispositivo móvel / smartphone.

Huawei P20 Pro Xiaomi Black Shark Gaming Smartphone Android
Este dispositivo móvel é completamente dedicado aos jogos. Na imagem, o sistema de arrefecimento líquido.

Já no Xiaomi Black Shark temos uma câmara dupla. Esta é composta por um sensor primário de 12MP com abertura focal de f/1.8. A câmara secundária conta com 20MP de resolução e abertura focal de f/1.6. Na parte frontal temos uma câmara de 20MP para selfies com abertura focal de f/2.2.

Bateria e autonomia nos Xiaomi Black Shark e Huawei P20 Pro

Por último, ambos os smartphones estão equipados com uma bateria de 4000mAh de capacidade. Aqui, ambos deverão apresentar uma autonomia similar, ambos com tecnologia de carregamento rápido. Nenhum deles conta com carregamento sem-fios.

O preço do Huawei P20 Pro é de 899,99€ ao passo que o preço do Xiaomi Black Shark ronda os 450€. Este último poderá eventualmente ser adquirido através das revendedoras online ao passo que o P20 Pro está presente em toda e qualquer loja física nacional.

São dois smartphones completamente distintos mas extremamente poderosos, dois autênticos colossos oriundos da China.

Assuntos relevantes na 4gnews:

Huawei com o Kirin 970 tem a melhor NPU face ao Snapdragon 845

Essential Phone. Smartphone Android recebeu nova atualização para a câmara

Microsoft. Windows 10 recebeu uma novidade há muito presente no macOS

Quando não está a escrever um artigo ou a gravar algum vídeo, o Bacelar tem por hábito saborear um bom livro, descobrir novas bandas sonoras ou simplesmente desfrutar do sol, na companhia de quem mais gosta (MM).