Xiaomi Black Shark Helo: o que há de novo neste smartphone Android?

Rui Bacelar
Xiaomi Black Shark Helo Android Pie 2 smartphone
Este é o novo topo de gama dedicado aos jogos da fabricante chinesa.

Serão apenas mais uma moda no mercado de dispositivos móveis Android? Serão o futuro deste mundo cada vez mais tecnológico? Para já não podemos ter certezas. Todavia, certo é que temos um novo smartphone Android dedicado sobretudo aos jogos. Chama-se Xiaomi Black Shark Helo e está na hora de recapitular as suas novidades.

Em primeiro lugar poderíamos até afirmar que o novo smartphone Android vem prestar homenagem ao Sony Xperia Play. Esse sim, pode ser considerado um dos primeiros smartphones dedicados aos jogos - lançado em 2011. Desde então, fabricantes como a ASUS, Razer e até mesmo a Nubia já lançaram as suas alternativas.

Vê ainda: Trotinete Xiaomi: Aproveita mais de 200€ de desconto por tempo limitado

Em segundo lugar, desde 2011 que o mercado e a indústria evoluíram consideravelmente e hoje temos smartphones extremamente poderosos. Temos gráficos perfeitamente capazes de correr jogos como o Fortnite ou mesmo o PUBG Mobile. Temos todo um novo e crescente mundo de jogos acomodado no nosso bolso.

Por conseguinte, faz cada vez mais sentido termos um ou outro smartphone Android dedicado exclusivamente aos jogos. Máquinas arrojadas, tanto nas suas linhas e design bem como nas suas características. Em suma, dispositivos como o novo Xiaomi Black Shark Helo.

Já conhecem o Xiaomi Black Shark Helo?

Todavia, como bem sabemos, o Xiaomi Black Shark (original) foi apresentado oficialmente em abril de 2018. Por conseguinte, o que terá motivado a apresentação de um novo smartphone passado tão pouco tempo? Ainda por cima com praticamente as mesmas características técnicas. O mesmo processador Snapdragon 845 a 10 nm da Qualcomm bem como a mesma gráfica Adreno 630? Temos até a mesma versão do sistema operativo Android, a 8ª versão - Android Oreo.

smartphone Xiaomi Black Shark Helo Android Pie
Afinal de contas o que muda e porque é que temos um novo smartphone Android?

Temos também a mesma câmara fotográfica dupla. Por conseguinte, uma câmara de 12 MP, com abertura focal de f/1.8. Aqui bem como a segunda câmara de 20 MP com abertura focal de f/1.8. Em suma, temos até a mesma capacidade de bateria - 4000mAh.

Tudo isto leva-nos a concluir que o novo Xiaomi Black Shark Helo afirma-se como uma ligeira melhoria e não propriamente um sucessor. Por conseguinte temos aqui algumas melhorias a nível de software para tirar mais proveito do processador. Todavia, este continua a ser o mesmo Snapdragon 845.

Este é o novo smartphone Android da Xiaomi

A nível de mudanças temos em primeiro lugar o seu design. A câmara dupla ganha agora uma disposição vertical, ao centro. Em segundo lugar temos uma nova posição, um pouco mais abaixo, do leitor de impressões digitais. Temos também alguns LED's RGB nas laterais do smartphone Android.

Xiaomi Black Shark Helo Android Pie 2 smartphone
Podemos agora contemplar os seus LED's RGB nas laterais do terminal.

A principal melhoria passa pela adopção de um painel AMOLED face ao ecrã IPS LCD utilizado previamente. Todavia, a sua resolução continua a ser a mesma, Full-HD+ ou 1080 x 2160 pixéis. Já a nível de dimensões temos aqui um ligeiro aumento de 5.99 polegadas para 6.01 polegadas, algo imperceptível.

Podemos também apontar algumas melhorias no sistema de arrefecimento do smartphone Android. Algo que foi melhorado face à geração anterior e que terá impacto direto na performance do smartphone em condições de jogo.

Poderíamos até referir o novo acessório acoplável, um novo comando que pode ser adquirido separadamente. Mais ainda, temos também os altifalantes duplos frontais, uma grande mais valia.

10GB de RAM, o maior trunfo deste smartphone Android

Deixando o melhor para o fim, é indubitável que o seu maior trunfo serão os 10GB de memória RAM. Bom, aqui quase que somos tentados a pensar que este smartphone só existe para a marca mostrar ao mundo que consegue fazer um terminal com tanta RAM...

Xiaomi Black Shark Helo Android Pie 1 smartphone
Os acessórios / controladores para jogo continuam a ser vendidos à parte.

Ainda assim, esta configuração com 10GB de memória RAM e 256GB de armazenamento não será o único esquema disponível. Além deste termos também 8GB RAM/128GB bem como 6GB RAM/128GB.

O novo Xiaomi Black Shark Helo está neste momento em fase de pré-compra na China. Chegará às lojas no dia 30 de outubro com os preços a começarem nos 416 dólares para a versão base. O modelo intermédio custará o equivalente a 504 dólares e a versão de topo com 10GB de RAM chegará aos 605 dólares.

Numa última nota cumpre salientar que os valores supra-citados se referem ao mercado chinês. Mais ainda, a conversão foi feita à atual taxa de câmbio.

Editores 4gnews recomendam:

Como recuperar mensagens apagadas: SMS Android, WhatsApp e Facebook Messenger

Facebook Messenger poderá implementar característica do WhatsApp

Facebook: Já podes ver se a tua conta foi afetada pelo recente ataque

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.