A Xiaomi já deu a conhecer os seus mais recentes resultados financeiros não auditivos para o segundo trimestre de 2024 (abril a junho). E a marca afirmou que teve, neste período, uma receita recorde de 11,2 mil milhões de euros.
A marca regista assim um crescimento de dois dígitos ano a ano, pelo terceiro trimestre consecutivo. Este aumento nas receitas é de 32% face ao período homólogo. A marca afirma que o lucro líquido ajustado foi de cerca de 785 milhões de euros, com um aumento de 20,1% face ao ano anterior.
Perante estes números, a margem de lucro da Xiaomi cifrou-se nos 20,7%. A marca destaca que os três principais negócios da Xiaomi são smartphones, IoT e produtos de lifestyle e serviços de Internet, que superaram as expectativas do mercado com receitas de 5,9 mil milhões de euros, 3,4 mil milhões de euros e 1,05 mil milhões de euros, respetivamente.
A receita dos veículos elétricos inteligentes também já entra nestas contas, com um total de 812 milhões de euros. Além disso, o desempenho global do grupo excedeu as expectativas consensuais, marcando uma nova fase de crescimento para a Xiaomi.
Xiaomi mantém 3.º lugar nos smartphones com 14,6% de quota de mercado
Quanto aos smartphones, a Xiaomi afirma que as vendas globais atingiram neste trimestre os 42,2 milhões de unidades. É um aumento de 28,1% em relação ao ano anterior. A Canalys afirma que a Xiaomi manteve a sua posição de terceira maior fabricante de smartphones neste período, com uma quota de mercado de 14,6%.
A Xiaomi revela ainda que as receitas do negócio IoT disparam, com as vendas de aparelhos de ar condicionado no segundo trimestre a aumentarem mais de 40%. Também houve um crescimento robusto nos negócios de serviços de Internet, com um aumento de mais de 10%.
A Inteligência Artificial já capacita totalmente o ecossistema inteligente “Human x Car x Home” da Xiaomi. Esta tecnologia tem-se destacado, com os veículos elétricos em destaque, seja no suporte técnico para o Autopilot, estacionamento automático ou interação por voz através do assistente Xiaomi AI.