A Xiaomi chama-lhes ‘semi-in-ear headphones’ e, à partida, será esta a primeira surpresa que reserva para os novos Buds 5. E há também o peso ultraleve, a autonomia, a qualidade do som e o preço, que o fabricante usa como principais argumentos para distinguir os seus novos ‘buds’, acabados de apresentar a nível global.
No lote de lançamentos previstos para hoje, dia 19, o fabricante apostou numa espécie de revolução sonora em formato de bolso, ao reunir numa caixa com apenas 4,2 gramas um conjunto de características que prometem, na teoria, muitas horas de reprodução, mais conforto e menos agressividade para os ouvidos.
Auriculares para uso intensivo e diário
Comecemos pelo formato: os novos Xiaomi Buds 5 deixam o design dos modelos que encaixam totalmente no ouvido do utilizador e assumem um desenho intermédio, chamemos-lhe ‘semi-intra-auricular', que a Xiaomi refere garantir um ajuste mais seguro e confortável, a pensar num uso intensivo e diário.
Este tipo de utilização, de resto, é confirmado também nos acabamentos destes auriculares, que cumprem a norma IP54 de proteção contra água e poeiras.
Com base em informação do Xiaomi Times, é na conjugação entre o novo formato físico e a tecnologia interna que a Xiaomi baseia o principal trunfo do novo modelo.
Cancelamento ativo de ruído ‘semi-intra-auricular'
Os Buds 5 possuem 'drivers’ duplos internos e externos com elevada sensibilidade, usados em conjunto com tecnologia áudio ‘lossless’ da Qualcomm. Associados a um sistema de cancelamento ativo de ruído ‘semi-intra-auricular', a Xiaomi garante uma redução ‘eficaz’ do ruído de fundo e uma sensação tridimensional do som, graças também ao suporte a áudio espacial.
Ao nível da autonomia, a Xiaomi promete seis horas e meia de playback e até 39 horas de funcionamento contínuo com a caixa de carregamento.
Outras características passam ainda pelo suporte a ligação direta a dois dispositivos, para alternar entre fontes de sinal sem necessidade de novo emparelhamento, assim como pela capacidade de executar gravações de áudio independentes a partir dos auriculares.
No mercado chinês os Xiaomi Buds 5 têm um preço indicativo de 699 yuan (cerca de 95 dólares). À data deste texto não eram ainda conhecidos a disponibilidade e o preço para o mercado português.