Conforme esperado, a Xiaomi apresentou hoje oficialmente a HyperOS 3. Num evento realizado na China, a tecnológica levantou o véu sobre a nova versão do seu software.
A Xiaomi diz que esta é a maior atualização dos últimos anos para o seu software. Além de refrescar o seu design, a HyperOS 3 chega com promessas de melhoria de desempenho, mais IA e uma maior interoperabilidade entre dispositivos.
HyperOS 3 traz novos ícones para os smartphones da Xiaomi
Quando os utilizadores começarem a receber a HyperOS 3, a primeira coisa que notarão serão os novos ícones. Estes foram pensados para oferecer um aspeto mais contemporâneo ao software da Xiaomi. No entanto, é impossível não notar as semelhanças com os ícones do iOS 18.
A barra de estado também foi alvo de modificações. Uma das suas principais novidades é a possibilidade de editar a grelha do ecrã principal, uma vez mais, um detalhe inspirado no iOS.
Com este software, a Xiaomi despede-se ainda da aplicação do Telefone da Google. Ela será substituída por uma versão desenvolvida pela Xiaomi com ícones maiores. Também a aplicação Fotos terá melhorias, graças à integração de várias funcionalidades de IA.
HyperOS 3 introduz a Super Island
A grande estrela da HyperOS 3 é a Super Island. Como já deves imaginar, trata-se de uma ilha, no topo do ecrã, onde os utilizadores receberão informações em tempo real sobre assuntos importantes
Neste local encontrarás informações como atualizações sobre viagens marcadas, reprodução de música, mensagens, temporizadores e muito mais. Esta poderá assumir vários formatos consoante as informações que oferece. Uma vez mais, uma funcionalidade inspirada na Dynamic Island do iPhone.
Mais desempenho e animações mais fluídas
Com o lançamento da HyperOS 3, a Xiaomi faz promessas interessantes para o desempenho dos equipamentos compatíveis. Segundo a empresa chinesa, o novo software trará um aumento de 15% no desempenho em gaming.
Isso será possível graças a uma redução de 10% no consumo da GPU. Um detalhe que se traduz ainda num aumento de autonomia que pode chegar aos 9%.
Os utilizadores sentirão o seu smartphone ainda mais fluído graças a um aumento de 21% na capacidade de resposta das aplicações. Nota ainda para a introdução de mais de 100 novas animações.
Mais personalização para o ecrã bloqueado
Para quem gosta de personalizar o ecrã bloqueado, a HyperOS 3 trará novidades muito desejadas. Por exemplo, é dada aos utilizadores a possibilidade de pegar em fotografias da sua galeria e dar-lhes um aspeto alternativo para colocar no ecrã de bloqueio.
O relógio no ecrã bloqueado também foi repensado, podendo agora ser colocado no centro do ecrã. Ao olhar para as imagens divulgadas pela Xiaomi, é impossível não nos lembrarmos daquilo que o iOS 26 trará.
Maior compatibilidade com outros dispositivos, até com o iPhone
Com a HyperOS 3, a Xiaomi eleva a interoperabilidade com outros dispositivos a outro nível. Graças a uma integração profunda com o seu ecossistema, nunca foi tão simples mover documentos, fotos e mais entre o teu smartphone, tablet e outros.
A grande novidade é mesmo a integração com produtos da Apple, como o iPad, iPhone e Mac. Por exemplo, há agora suporte para desbloqueio com o Face ID, sincronização de notificações e até a possibilidade de responder a mensagens a partir de um iPhone.
Eis os primeiros equipamentos a receber a HyperOS 3
Com a apresentação da HyperOS 3, chegou ainda a informação de que as primeiras beta serão disponibilizadas na China a partir de hoje. Para já, a empresa confirmou a compatibilidade deste software com os seguintes equipamentos:
- Xiaomi 15 Ultra
- Xiaomi 15S Pro
- Xiaomi 15 Pro
- Xiaomi 15
- Redmi K80 Pro
- Redmi K80 Extreme Edition
- Xiaomi Pad 7S Pro 12.5
- Xiaomi Pad 7 Pro
- POCO F7
- Xiaomi MIX Flip 2
- Redmi K80
- Xiaomi Pad 7 Ultra
- Xiaomi Pad 7
- Redmi K Pad
- Xiaomi TV S Pro Mini LED 2025
- Xiaomi MIX Fold 4
- Xiaomi MIX Flip
- Xiaomi 14 Ultra
- Xiaomi 14 Pro
- Xiaomi 14
- Redmi K70 Pro
- Redmi K70 Extreme Edition
- Redmi K70
- Redmi K70E
- Xiaomi Pad 6S Pro 12.4
A versão estável da HyperOS 3 chegará no último trimestre do ano. Mais informações sobre esse calendário serão reveladas atempadamente.