Xiaomi, Apple e Samsung: sabe o porquê de se chamarem assim

Luís Guedes
Luís Guedes
Tempo de leitura: 1 min.

Quase todos os dias, ouvimos falar sobre marcas como a Samsung, a Apple ou a Xiaomi. Agora a questão que se coloca é: alguma vez pensamos no que é que o nome destas marcas significa mesmo?

Assumindo que a resposta, em grande parte dos casos, é “não”, damos-te a conhecer a história do nome de cada uma destas gigantes de tecnologia.

1. Xiaomi

Antes de haver a “Xiaomi”, esteve prestes a ser criada a “Red Star” ou a “Black Rice”. Quem o refere é a revista Exame, com base nas explicações de Lei Jun, líder da empresa chinesa.

O objetivo que Lei Jun destacou teve a ver com ser de fácil pronúncia, não só na China, como no resto do mundo. Para chegar ao nome que hoje conhecemos, este refere que se lembrou de uma das suas frases favoritas.

“Buda vê um grão de arroz com tanta atenção como quando olha para o monte Meru” - referiu Lei Jun, citando o ditado popular. Em chinês, “Mi” quer dizer “arroz” e “Xiao” quer dizer “pequeno”. Juntadas as peças, eis o nome final: Xiaomi.

Xiaomi Apple Samsung

2. Apple

Passando para a Apple, escusado será dizer que, quando pensamos na marca, associamos sempre uma maçã trincada. O mais curioso é que a escolha do nome “Apple” teve a ver com uma simples experiência pessoal de Steve Jobs.

Tudo partiu de uma dieta feita pelo próprio, em que este se obrigou a comer à base de frutas. Por isso mesmo, houve um dia em que decidiu visitar uma fazenda de maçãs. A informação consta na biografia de Steve Jobs, que foi escrita por Walter Isaacson, e que foi um best-seller.

Apesar de ser esta a teoria mais documentada, também há quem coloque a hipótese de ter a ver com a famosa “maçã de Adão”.

3. Samsung

Como a 4gnews te deu a conhecer recentemente, também o nome “Samsung” tem um significado curioso. Esta partiu da vontade do fundador em fazer com que a marca sul-coreana perdurasse no tempo, com grande longevidade.

Segundo a própria Samsung, o nome significa “três estrelas”. Neste caso, Byung-chull sempre teve o seu objetivo muito bem definido para a empresa: “brilhar eternamente como estrelas no céu, grandes e fortes”.

Luís Guedes
Luís Guedes
É apaixonado pela escrita. Desde tecnologia, a entretenimento, passando sempre pela música e pelos livros, o Luís é fascinado por tornar o complexo em simples e o simples em ainda mais simples.